Saúde

[Vídeo] Bebê morre no Hospital Regional do Alto Sertão; pai acusa unidade de negligência médica

É a segunda morte de bebês registrada no HRAS em menos de uma semana

Por Mackson Douglas* 28/06/2024 08h08 - Atualizado em 28/06/2024 08h08
[Vídeo] Bebê morre no Hospital Regional do Alto Sertão; pai acusa unidade de negligência médica
Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia - Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

Um bebê com 33 semanas de gestação faleceu no Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia, na madrugada da última quarta-feira (26), causando indignação entre os moradores da região. O bebê estava internado desde o dia 23 e o pai da criança acusa a unidade de saúde de negligência médica.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver o desespero evidente no rosto do pai da criança. Veja o vídeo abaixo:

Continua após o vídeo


A equipe do portal 7Segundos entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) e, por meio de nota, a Sesau explicou que após 48h de nascimento, o bebê apresentou instabilidade e “havia providenciado uma vaga em uma unidade especializada na capital. No entanto, diante da piora súbita no quadro clínico, infelizmente, ele veio a óbito na quarta-feira (26)”, diz trecho da nota.

Confira a nota na íntegra:

O Hospital Regional do Alto Sertão informa que a paciente chegou à unidade no dia 23 de junho, com 33 semanas de gestação. O parto foi realizado, e tanto a mãe quanto o filho apresentaram evolução estável em um primeiro momento.

Por ser prematuro, o bebê foi assistido na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal. No entanto, após 48 horas, seu quadro clínico apresentou instabilidade, necessitando de transferência para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A Central de Regulação de Leitos Materno-Infantil já havia providenciado uma vaga em uma unidade especializada na capital. No entanto, diante da piora súbita no quadro clínico do bebê, infelizmente, ele veio a óbito na quarta-feira (26).

A direção do Hospital Regional do Alto Sertão reforça que, durante todo o período de internação, foi prestada total assistência médica necessária ao bebê ao tempo em que lamenta profundamente o seu falecimento e se solidariza com a família neste momento de dor.


Essa é a segunda morte de bebês registrada no hospital em menos de uma semana. O Ministério Público de Alagoas (MP/AL) tomou conhecimento do ocorrido, mas até o momento da publicação desta matéria, não se manifestou oficialmente.

O caso traz preocupações sobre a eficiência e a segurança do sistema de saúde no HRAS. A comunidade — a qual é lesada pelo atendimento repulsivo — aguarda por explicações e atitudes que possam prevenir casos como este.



*Estagiário sob supervisão da redação