Alagoas reafirma compromisso ambiental na COP-16 de Biodiversidade, na Colômbia
Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos representa o Governo e destaca políticas de sustentabilidade no Estado
 
                            O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gino César, está participando da 16ª Conferência das Partes sobre Diversidade Biológica (COP-16), realizada em Cali, Colômbia, desde o dia 25 de outubro. O encontro, que reúne autoridades e especialistas internacionais, é uma das principais plataformas globais voltadas para a preservação e uso sustentável da biodiversidade, incentivando diálogos e colaborações para enfrentar os desafios ambientais atuais.
Durante a COP-16, Gino César tem participado de discussões técnicas e painéis onde compartilha práticas e políticas de Alagoas dedicadas à proteção da biodiversidade e ao estímulo de práticas sustentáveis. O secretário ressaltou iniciativas locais que promovem a conservação ambiental e soluções inspiradas na natureza, posicionando Alagoas como um modelo em ações de proteção.
Além de representar o estado, Gino César é vice-presidente para a região Nordeste da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), integrando a delegação Abema/Brasil. O secretário participou do evento “Abema’s Biodiversity Day”, promovido pela Abema. Entre as contribuições de Alagoas, houve a exposição sobre “ICMS Verde: Incentivos Fiscais para a Sustentabilidade e Conservação em Alagoas”, no qual o secretário abordou o impacto dos incentivos financeiros para os municípios na proteção ambiental e uso sustentável de recursos naturais.
O secretário destacou ainda a necessidade de promover o ICMS Verde — também conhecido em algumas regiões como ICMS Ecológico — em um debate nacional, visando sensibilizar gestores municipais para que aumentem o investimento em políticas ambientais. Ele recomendou o diálogo com a Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma) e com as associações estaduais de municípios como forma para impulsionar esse movimento, ampliando a abrangência do incentivo em diversas regiões.
Outro ponto abordado pelo secretário foi o impacto da reforma tributária no futuro do ICMS Verde. Com a extinção do ICMS prevista para 2033, os estados precisarão adaptar suas legislações para garantir a continuidade de políticas que estimulem a sustentabilidade e a preservação ambiental, assegurando que o apoio financeiro a projetos ambientais se mantenha ativo.
Alagoas também está envolvida em discussões sobre temas críticos, como financiamento ambiental, preservação da biodiversidade e serviços proporcionados por ecossistemas naturais. Esses debates são essenciais para alinhar as ações do estado com as metas internacionais e fortalecer a cooperação entre nações.
A presença de Alagoas na COP-16 reforça o compromisso do Estado com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, demonstrando alinhamento com as metas globais de biodiversidade estabelecidas na convenção de Kumming-Montreal, e consolidando sua posição ativa na construção de um futuro cada vez mais sustentável.
Veja também
Últimas notícias
 
            Loja Maré de Rica lança operação secreta com ofertas inéditas nesta sexta; veja como participar
 
            MPAL, MPF e DPU analisam sistema que trará transparência ao cadastro habitacional de Maceió
 
            MPAL integra operações que resgatam 755 animais e prendem grande traficante nacional
 
            Vereadora propõe criação de novos CAPS e reforça necessidade de expansão da rede de saúde mental em Maceió
 
            Caio Bebeto incentiva jovens a participarem do Programa Prepara Jovem
 
            TSE condena ex-secretário, ex-vereador e administrador de perfil por divulgação de pesquisa falsa em São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		
 
                                             
                                             
                                            