Esgoto contamina Rio São Francisco e ameaça saúde da população de Olho D’Água Grande
FPI identifica irregularidades no saneamento básico e reforça a urgência de medidas para proteger o rio e a saúde pública

A ausência de saneamento básico em Olho D’Água Grande, no interior de Alagoas, foi constatada nesta quinta-feira (21) durante uma fiscalização da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco. O município não possui estrutura para coleta e tratamento de esgoto, o que resulta no lançamento direto de águas residuais na linha d’água. Esse despejo contamina o Riacho Tibiri, que deságua no Rio São Francisco, poluindo o solo, águas superficiais e o lençol freático, além de expor a população ao risco de transmissão de doenças.
"É uma situação que representa uma ameaça não apenas ao meio ambiente, mas à saúde pública. O lançamento de esgoto sem tratamento pode causar doenças como diarreia, infecções de pele e até doenças mais graves transmitidas pela água contaminada", explica Elisabeth Rocha, coordenadora da equipe de Recursos Hídricos (Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário) da FPI.
A fiscalização é realizada no contexto da Lei de Saneamento Básico, que prevê prazo até 2033 para que os municípios brasileiros implantem sistemas adequados de saneamento. Mesmo com o prazo dado, o município tinha que encontrar uma solução adequada até que o saneamento fosse implantado na região.
Durante a inspeção, os técnicos verificaram que o município direciona todo o esgoto a um único ponto, comprovando a inexistência de qualquer tipo de infraestrutura ou planejamento para o tratamento das águas residuais.
Além de apontar as irregularidades, a FPI busca orientar e responsabilizar os gestores municipais. "A partir das constatações documentadas por meio de fotos e análises, notificamos o responsável para que busque se adequar à legislação, incluindo a elaboração de um Plano Municipal de Saneamento Básico e a implantação de sistemas de tratamento. Esse é um passo fundamental para proteger o meio ambiente e garantir qualidade de vida à população", ressalta a coordenadora.
Como parte da atuação da FPI, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) aplicou um auto de infração à prefeitura, orientando a gestão municipal a buscar soluções e dialogar com o órgão sobre as medidas necessárias. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu uma notificação sobre o lançamento irregular de esgoto no rio, enquanto o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) lavrou uma Comunicação de Ocorrência Policial (COP).
A ausência de planejamento e ação no município reflete o despreparo para atender às exigências da lei. O Plano Municipal de Saneamento Básico, ainda inexistente em Olho D’Água Grande, é considerado essencial para que o município organize e execute ações de saneamento de forma efetiva. Sem ele, o risco de agravamento da contaminação ambiental e de problemas de saúde pública é iminente.
A ação foi conduzida pela equipe Água e Esgoto da FPI composta por representantes do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).
A FPI reforça a necessidade de medidas urgentes para preservar o Rio São Francisco e proteger a saúde da população, destacando que ações como essa ajudam a garantir o cumprimento das leis ambientais e sanitárias em benefício das gerações atuais e futuras.
Veja também
Últimas notícias

Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador acontecerá em Penedo no dia 10 de abril

Estudantes da rede pública assistem concerto didático da Orquestra Sinfônica do Brasil em Penedo

Prefeito Ronaldo Lopes visita instalações da faculdade de medicina de Penedo

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”

Caminhoneiro é vítima de emboscada na rodovia BR-101, em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
