Agricultores Rurais e Pecuaristas estão em alerta após rumores de invasões do MST
Marcações ocorreram em São Brás e Porto Real do Colégio

A notícia de que um Grupo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ( MST), em Alagoas, está visando novas invasões na Região povoado Lagoa Comprida, zona rural de São Brás, e em Porto Real do Colégio, deixou pequenas agricultores e Pecuaristas em alerta.
Moradores da região relataram já ter visto pela segunda vez entre os meses de outubro e início de dezembro líderes do Grupo MST em Alagoas marcando pontos para invasões. Terras essas que ficaram bastante visíveis às margens da Rodovia.
O alerta ocorreu após pessoas serem vistas marcando propriedades nas regiões para uma suposta invasão.
O Movimento não confirmou se o grupo que foi visto na região de fato pertence ao MST.
O Movimento diz que não invade terras, mas que ocupa: o movimento argumenta que usa o termo "ocupação" porque escolhe, para as suas ações, terras improdutivas ou que "não cumprem sua função social", o que, de acordo com o artigo 186 da Constituição, são territórios onde a produção não respeita o meio ambiente ou regras trabalhistas, por exemplo.
“O artigo 184 da Constituição Federal fala que as propriedades que não cumprem a função social serão desapropriadas e destinadas ao programa da reforma agrária.
O que diz a associação do agro:
a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), principal entidade representativa dos produtores, chegou a entrar com um pedido de liminar no Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 12 de abril, "para impedir invasões de propriedades rurais em todo o país."
Enquanto a justiça não tem uma decisão, o MST segue com as invasões gerando tenção entre os proprietários de terras no baixo São Francisco.
Veja também
Últimas notícias

Líder do PT aciona PGR contra Michelle Bolsonaro

“Conseguimos alguns pré-consensos”, diz presidente da COP30

Alfredo Gaspar pede prisão preventiva de presidente do SINDNAPI, entidade ligada a irmão de Lula

Caio Bebeto condena uso de símbolo religioso em atividade escolar e chama atenção para “intolerância”

Câmeras mostram momento em que policiais salvam bebê de engasgo, em Arapiraca

Cibele Moura repudia ato de intolerância religiosa no Ifal de Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
