Agricultores Rurais e Pecuaristas estão em alerta após rumores de invasões do MST
Marcações ocorreram em São Brás e Porto Real do Colégio
A notícia de que um Grupo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ( MST), em Alagoas, está visando novas invasões na Região povoado Lagoa Comprida, zona rural de São Brás, e em Porto Real do Colégio, deixou pequenas agricultores e Pecuaristas em alerta.
Moradores da região relataram já ter visto pela segunda vez entre os meses de outubro e início de dezembro líderes do Grupo MST em Alagoas marcando pontos para invasões. Terras essas que ficaram bastante visíveis às margens da Rodovia.
O alerta ocorreu após pessoas serem vistas marcando propriedades nas regiões para uma suposta invasão.
O Movimento não confirmou se o grupo que foi visto na região de fato pertence ao MST.
O Movimento diz que não invade terras, mas que ocupa: o movimento argumenta que usa o termo "ocupação" porque escolhe, para as suas ações, terras improdutivas ou que "não cumprem sua função social", o que, de acordo com o artigo 186 da Constituição, são territórios onde a produção não respeita o meio ambiente ou regras trabalhistas, por exemplo.
“O artigo 184 da Constituição Federal fala que as propriedades que não cumprem a função social serão desapropriadas e destinadas ao programa da reforma agrária.
O que diz a associação do agro:
a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), principal entidade representativa dos produtores, chegou a entrar com um pedido de liminar no Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 12 de abril, "para impedir invasões de propriedades rurais em todo o país."
Enquanto a justiça não tem uma decisão, o MST segue com as invasões gerando tenção entre os proprietários de terras no baixo São Francisco.
Veja também
Últimas notícias
Banco do Brasil fará pagamentos via Pix a mesários nas eleições 2026
Davi Filho resgata vídeo com JHC para angariar votos ao Senado em meio à crise
Luciano Barbosa revela desejo de ter Djavan na inauguração do Teatro Municipal
Prefeitura de Maceió registra furto de cabos de cobre na área da Mão de Deus
300 militares do Exército reforçarão a segurança nas eleições em Alagoas
Ufal realiza processo seletivo para contratação de professor substituto
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
