Lei de Cibele Moura garante aprovação recorde de alagoanos na Uncisal
Parlamentar, estudantes e professores comemoram resultado

De autoria da deputada estadual Cibele Moura (MDB), a Lei 9.365, de 3 de setembro de 2024, que estabelece o critério regional para acesso às universidades públicas estaduais, garantiu o ingresso recorde de estudantes alagoanos nos cursos superiores ofertados pela Uncisal (Universidade Estadual de Ciências da Saúde). O resultado do processo seletivo foi divulgado nessa terça-feira (4).
Nas redes sociais, estudantes, professores e a própria parlamentar comemoraram o dia, considerado histórico, uma vez que todos os aprovados no curso mais concorrido da universidade, o de Medicina, são alagoanos ou cursaram integralmente o ensino médio no Estado.
“Minha lei do Critério Regional já está garantindo mais alagoanos nas universidades! O alagoano vai fazer medicina na Uncisal. Esse é o resultado da Lei do Critério Regional, de minha autoria, que aprovamos na Assembleia, e começou a valer agora. O resultado do vestibular mostrou uma entrega impressionante das vagas para os alagoanos e era isso que a gente esperava. Em medicina, todo mundo vai ser de Alagoas, fazendo com que a gente forme médicos alagoanos e que, muito provavelmente, atuarão aqui em Alagoas”, destacou Cibele.
Parabenizando os aprovados, a deputada acrescentou que, em todos os cursos da Uncisal, a prevalência será de alagoanos: “Teremos muito mais alagoanos do que nos vestibulares anteriores, e é por isso que eu luto. É para a educação do alagoano, é para que a gente forme pessoas de Alagoas para cuidar de Alagoas. Contem comigo, esse é o meu trabalho”.
Vários estudantes e professores, entre eles o professor Thiago Abel, de Arapiraca, ressaltaram a contribuição da lei do critério de inclusão para o resultado.
Ele destacou o orgulho de ver uma parlamentar abraçar as causas reais e urgentes que a educação precisa: “Deputada Cibele Moura, quando vier a Arapiraca, faço questão de lhe agradecer pessoalmente em nome dos meus inúmeros alunos que sabem o quanto essa lei é grandiosa e valiosa para o futuro das profissões acadêmicas em nosso estado. Orgulho define.”.
A Uncisal foi a primeira universidade pública estadual de Alagoas a adotar o critério, que consiste em um acréscimo de 10% sobre a nota resultante da média aritmética das notas obtidas no Enem 2024 pelos candidatos que se enquadrem como beneficiários da lei (sejam residentes em Alagoas e que, cumulativamente, sejam naturais de Alagoas ou que, não sendo, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas regulares e presenciais do Estado).
Últimas notícias

Cerca de vinte papeleiras são destruídas por ação de vândalos, em Maceió
![[Vídeo] Buracos e lama atrapalham tráfego próximo ao Terminal de Ônibus no Centro de Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/TL5yDn2SJ45BdB4lFMLsz-ohYRM=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-05-05-094605.png)
[Vídeo] Buracos e lama atrapalham tráfego próximo ao Terminal de Ônibus no Centro de Arapiraca

Homem morre em piscina de chácara durante encontro com garotas de programas
Pai se ajoelha no local em que filho foi morto pela PM; despedida foi marcada por forte comoção em Palmeira dos Índios

Planos de saúde em Maceió são multados em mais de R$ 390 mil
Jovem de 24 anos morre atropelada no município de São Sebastião no Agreste de AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
