Especialista em longevidade revela qual o melhor horário para jantar
Comer muito tarde pode desregular os ritmos circadianos, que coordenam as transições do corpo entre os períodos de atividade e descanso
Especialistas destacam a importância de observar o horário das refeições para preservar a saúde e otimizar funções do organismo. Valter Longo, diretor do Instituto da Longevidade da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, afirma que o momento ideal para o jantar é no mínimo três horas antes de dormir, conforme citado pela edição britânica da revista GQ. Por exemplo, para quem dorme à meia-noite, o jantar deve ocorrer por volta das 21h.
O hábito de jantar muito tarde pode desregular os ritmos circadianos, que coordenam as transições do corpo entre os períodos de atividade e descanso. Além disso, pode influenciar a eficiência do metabolismo na queima de calorias, segundo o especialista.
Já Adam Collins, professor de nutrição da Universidade de Surrey, no Reino Unido, destaca que um jejum prolongado entre o jantar e o café da manhã permite que o corpo entre em uma fase mais catabólica, que utiliza as reservas de gordura como energia.
“Esse jejum ajuda a treinar o corpo para realizar o que foi projetado para fazer: queimar carboidratos quando estamos consumindo carboidratos e queimar gorduras quando não estamos nos alimentando”, explicou Collins, também citado pela GQ.
Últimas notícias
Maragogi mantém tabu e rejeita o PT em disputas presidenciais desde 2010
Jovem se retrata após declarações discriminatórias durante comemoração política
Prefeitura reforça modernização da rede elétrica da UPA de Palmeira
PF cancela passaportes de Flávio Bolsonaro após decisão de Moraes
Arapiraca inaugura primeira escola de saúde pública do Estado
Corre FV promove corrida temática de Halloween nesta terça-feira(27) em Fernão Velho
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
