MPF busca soluções para moradia dos indígenas Pankaxuri em Palmeira dos Índios
Cerca de 11 famílias vivem atualmente desaldeadas, recebendo auxílio-moradia do município
O Ministério Público Federal (MPF) realizou, na tarde da última terça-feira (25), uma reunião com representantes do povo indígena Pankaxuri, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio das secretaria de Assistência Social, Cultura e Procuradoria-Geral do Município (PGM). Entre as lideranças indígenas presentes estava o cacique Chiquinho.
As cerca de 11 famílias vivem atualmente desaldeadas, recebendo auxílio-moradia do município. Como o aluguel social tem prazo máximo de seis meses, a reunião teve como objetivo buscar alternativas para um local provisório que possa acomodar essas famílias.
Durante o encontro, coordenado pelo procurador da República Eliabe Soares, os indígenas indicaram uma área do Bálsamo, pertencente ao Estado de Alagoas, como opção para instalação temporária da comunidade.
A localização será inspecionada no próximo dia 3 de abril pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e pela Funai, acompanhados de representantes indígenas e do MPF. Caso seja viável, a Funai construirá moradias temporárias para que as famílias possam voltar a viver em comunidade – aldeados, facilitando a promoção de políticas públicas de saúde e educação no local.
A saúde foi um dos principais temas discutidos. Os Pankaxuri enfrentam dificuldades de atendimento no polo base de saúde, devido à falta de consenso entre os povos indígenas sobre a utilização da unidade. Diante disso, foi sugerido que a Prefeitura referencie as unidades de saúde mais próximas para cada família e mobilize agentes de saúde para garantir a assistência necessária.
Outro ponto abordado foi o fortalecimento da cultura e da produção artesanal dos Pankaxuri. A Secretaria Municipal de Cultura se comprometeu a cadastrar os artesãos da etnia, providenciar a emissão de carteiras para os profissionais e incluir as lideranças na comunicação oficial sobre editais e iniciativas culturais.
O MPF segue acompanhando a situação dos Pankaxuri e reforça seu compromisso na defesa dos direitos indígenas, buscando soluções para garantir condições dignas de moradia, saúde e cultura para essa população.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
