Arapiraca encerra abril verde com VI Fórum em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Saúde vocal e osteomuscular no trabalho foi o principal tema debatido durante o evento
A campanha Abril Verde, focada em conscientizar sobre a saúde do trabalhador, foi encerrada na manhã desta quarta-feira (30), com o VI Fórum em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, realizado pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, no Planetário e Casa da Ciência. O tema debatido na edição deste ano foi “Saúde vocal e osteomuscular no trabalho: prevenção, qualidade de vida e produtividade”.
Promovido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), o encontro conectou Arapiraca aos municípios das 7ª e 8ª regiões de saúde estaduais com um propósito em comum: promover a saúde do trabalhador e da trabalhadora por meio de debates conscientes, trocas de experiência e apresentação de casos e agravos que acometem a população trabalhadora. Além disso, os participantes também contaram com uma apresentação especial da Banda do 3º Batalhão da Polícia Militar de Arapiraca animando o público com sucessos de diversos gêneros.
“Esse é um espaço de troca e de comprometimento com as ações de prevenção e promoção à saúde no ambiente laboral, um espaço que visa que este ambiente se torne mais seguro e saudável. Não é um desafio fácil, existem muitas fragilidades, mas é algo que precisamos discutir mais […] Nossos profissionais têm adoecido muito, por uma série de fatores discutidos neste fórum, então precisamos fortalecer a política pública voltada ao trabalhador e, com isso, minimizar esse grande impacto”, explica a secretária Rafaella Albuquerque.
Além da secretária, estiveram presentes no evento outros trabalhadores da saúde, bem como profissionais da educação, representantes sindicais, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e de instituições de ensino superior e estudantes de graduação. Participaram também profissionais de alguns dos principais ramos que utilizam movimentos repetitivos e a voz como instrumento de trabalho, como comunicadores, professores, operadores de telemarketing e outros.
A saúde vocal e osteomuscular é um tema de alta relevância, porque representa uma preocupação que abrange grande parte da classe trabalhadora brasileira. Segundo a médica Roberta Wanderley, uma das palestrantes do encontro, estes profissionais estão expostos a demandas vocais excessivas, correndo risco de desenvolver doenças como a Disfonia Vocal Relacionada ao Trabalho (DVRT) e o câncer de laringe, por exemplo.
Os movimentos repetitivos realizados ao longo do dia, bem como postura inadequada e esforço excessivo, também foram temas debatidos durante o fórum, já que podem levar ao desenvolvimento de agravos osteomusculares, como as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).
Todos os anos, o Fórum de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Arapiraca seleciona temas de alta relevância para discussão entre os municípios do Estado, mas o Cerest permanece oferecendo assistência aos trabalhadores durante todo o ano, com ações de prevenção de doenças e acidentes relacionados trabalho, orientações sobre direitos trabalhistas e promoção de qualidade de vida.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
