Arapiraca encerra abril verde com VI Fórum em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Saúde vocal e osteomuscular no trabalho foi o principal tema debatido durante o evento

A campanha Abril Verde, focada em conscientizar sobre a saúde do trabalhador, foi encerrada na manhã desta quarta-feira (30), com o VI Fórum em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, realizado pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, no Planetário e Casa da Ciência. O tema debatido na edição deste ano foi “Saúde vocal e osteomuscular no trabalho: prevenção, qualidade de vida e produtividade”.
Promovido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), o encontro conectou Arapiraca aos municípios das 7ª e 8ª regiões de saúde estaduais com um propósito em comum: promover a saúde do trabalhador e da trabalhadora por meio de debates conscientes, trocas de experiência e apresentação de casos e agravos que acometem a população trabalhadora. Além disso, os participantes também contaram com uma apresentação especial da Banda do 3º Batalhão da Polícia Militar de Arapiraca animando o público com sucessos de diversos gêneros.
“Esse é um espaço de troca e de comprometimento com as ações de prevenção e promoção à saúde no ambiente laboral, um espaço que visa que este ambiente se torne mais seguro e saudável. Não é um desafio fácil, existem muitas fragilidades, mas é algo que precisamos discutir mais […] Nossos profissionais têm adoecido muito, por uma série de fatores discutidos neste fórum, então precisamos fortalecer a política pública voltada ao trabalhador e, com isso, minimizar esse grande impacto”, explica a secretária Rafaella Albuquerque.
Além da secretária, estiveram presentes no evento outros trabalhadores da saúde, bem como profissionais da educação, representantes sindicais, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e de instituições de ensino superior e estudantes de graduação. Participaram também profissionais de alguns dos principais ramos que utilizam movimentos repetitivos e a voz como instrumento de trabalho, como comunicadores, professores, operadores de telemarketing e outros.
A saúde vocal e osteomuscular é um tema de alta relevância, porque representa uma preocupação que abrange grande parte da classe trabalhadora brasileira. Segundo a médica Roberta Wanderley, uma das palestrantes do encontro, estes profissionais estão expostos a demandas vocais excessivas, correndo risco de desenvolver doenças como a Disfonia Vocal Relacionada ao Trabalho (DVRT) e o câncer de laringe, por exemplo.
Os movimentos repetitivos realizados ao longo do dia, bem como postura inadequada e esforço excessivo, também foram temas debatidos durante o fórum, já que podem levar ao desenvolvimento de agravos osteomusculares, como as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).
Todos os anos, o Fórum de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Arapiraca seleciona temas de alta relevância para discussão entre os municípios do Estado, mas o Cerest permanece oferecendo assistência aos trabalhadores durante todo o ano, com ações de prevenção de doenças e acidentes relacionados trabalho, orientações sobre direitos trabalhistas e promoção de qualidade de vida.
Últimas notícias

Brisa do Lago recebe serviços do Viver Melhor na Comunidade nesta sexta-feira (22) em Arapiraca

No Dia do Ciclista, Arapiraca celebra avanços na mobilidade urbana

Polícia Científica participa de projeto sobre profissões para inspirar alunos em Arapiraca

Governo do Estado vai instalar seu primeiro Restaurante Popular em Arapiraca

Espetáculo de coral como inclusão social acontece neste final de semana em Viçosa, Paripueira e Arapiraca

Hytalo Santos foi agredido por traficantes do CV, revelou Diaba Loira em vídeo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
