Adeus a Zezito Guedes: cortejo e sepultamento marcam despedida em Arapiraca
Historiador dedicou a vida a registrar a história da Capital do Agreste alagoano
O historiador, pesquisador e ícone da cultura popular arapiraquense José Gomes Pereira, o Zezito Guedes, foi sepultado na manhã desta terça-feira (9), no Cemitério Previda, em Arapiraca. Ele faleceu aos 89 anos, nessa segunda-feira (8), deixando um legado imensurável para o Agreste alagoano.
O velório, realizado no Museu Zezito Guedes, reuniu familiares, artistas, autoridades, pesquisadores e admiradores do folclorista. Após as últimas homenagens, o caixão com o corpo de Zezito seguiu em cortejo conduzido por um veículo do Corpo de Bombeiros, saindo da Praça Luiz Pereira Lima rumo ao cemitério, onde ocorreu o sepultamento sob forte comoção.


Considerado a principal referência cultural de Arapiraca, Zezito era folclorista, escultor autodidata, poeta e escritor. Durante décadas, dedicou-se a registrar e divulgar a história, as tradições e as manifestações populares do Agreste e do Nordeste.
Fundador da Academia Arapiraquense de Letras e Artes (Acala), teve obras reconhecidas nacional e internacionalmente, com exposições em cidades como Maceió, Recife, Rio de Janeiro e Salvador, além de países como a Itália.
Entre suas publicações mais marcantes estão Cantigas das Destaladeiras de Fumo, A Feira de Arapiraca, Folclore da Seca, Tabira e Outras Manifestações Populares e Arapiraca Através do Tempo.
Nascido na Paraíba e radicado em Arapiraca desde os seis anos, Zezito construiu toda sua trajetória artística e intelectual no município. Em 2009, recebeu a homenagem máxima com a inauguração do Museu Zezito Guedes, que abriga esculturas, documentos e objetos que contam a história da cidade.
A despedida desta terça-feira encerra um capítulo importante da cultura arapiraquense, mas o legado de Zezito segue vivo na memória e na identidade do povo que ele tanto ajudou a valorizar.


Veja também
Últimas notícias
Filha é presa após ameaçar mãe para conseguir dinheiro para drogas em Arapiraca
Jovem morre após ser atingido por corda enquanto pilotava moto em Chã Preta
Seis crianças são vistas em objeto distante da areia na Praia do Sobral, em Maceió
Presidente Lula deve se reunir com setor produtivo após viagem para a COP
STF pode reduzir prisão de Bolsonaro a dois anos e quatro meses
Homem é preso após agredir companheira com chutes e puxões de cabelo em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
