Adeus a Zezito Guedes: cortejo e sepultamento marcam despedida em Arapiraca
Historiador dedicou a vida a registrar a história da Capital do Agreste alagoano
O historiador, pesquisador e ícone da cultura popular arapiraquense José Gomes Pereira, o Zezito Guedes, foi sepultado na manhã desta terça-feira (9), no Cemitério Previda, em Arapiraca. Ele faleceu aos 89 anos, nessa segunda-feira (8), deixando um legado imensurável para o Agreste alagoano.
O velório, realizado no Museu Zezito Guedes, reuniu familiares, artistas, autoridades, pesquisadores e admiradores do folclorista. Após as últimas homenagens, o caixão com o corpo de Zezito seguiu em cortejo conduzido por um veículo do Corpo de Bombeiros, saindo da Praça Luiz Pereira Lima rumo ao cemitério, onde ocorreu o sepultamento sob forte comoção.


Considerado a principal referência cultural de Arapiraca, Zezito era folclorista, escultor autodidata, poeta e escritor. Durante décadas, dedicou-se a registrar e divulgar a história, as tradições e as manifestações populares do Agreste e do Nordeste.
Fundador da Academia Arapiraquense de Letras e Artes (Acala), teve obras reconhecidas nacional e internacionalmente, com exposições em cidades como Maceió, Recife, Rio de Janeiro e Salvador, além de países como a Itália.
Entre suas publicações mais marcantes estão Cantigas das Destaladeiras de Fumo, A Feira de Arapiraca, Folclore da Seca, Tabira e Outras Manifestações Populares e Arapiraca Através do Tempo.
Nascido na Paraíba e radicado em Arapiraca desde os seis anos, Zezito construiu toda sua trajetória artística e intelectual no município. Em 2009, recebeu a homenagem máxima com a inauguração do Museu Zezito Guedes, que abriga esculturas, documentos e objetos que contam a história da cidade.
A despedida desta terça-feira encerra um capítulo importante da cultura arapiraquense, mas o legado de Zezito segue vivo na memória e na identidade do povo que ele tanto ajudou a valorizar.


Veja também
Últimas notícias
Em meio a crise com bolsonaristas, Tarcísio troca chefe da Casa Civil
Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente com ônibus na BR-251, no Norte de Minas
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
