Disney quer trazer a sua própria Comic-Con para o Brasil em 2024
D23 Brasil tem até data e local: de 8 a 10 de novembro no Transamérica Expo Center, em São Paulo
A Disney planeja trazer a sua Comic-Con particular para o Brasil em 2024. Esta coluna de Splash apurou com exclusividade que o evento, chamado D23 Brasil, já tem até data e local: de 8 a 10 de novembro no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Realizado desde 2009 em formato bienal na cidade de Anaheim, na Califórnia, a D23 Expo original é uma grande convenção. A Disney apresenta suas principais novidades, incluindo o que virá nos cinemas, streaming e parques de diversão. Entre as marcas de destaque estão Star Wars, Marvel Studios, Pixar e, claro, The Walt Disney Animation.
Além de painéis com conteúdos em primeira mão e convidados (incluindo atores, diretores e produtores), há inda estandes com experiências, vendas de produtos exclusivos e muito mais. O formato segue o das "convenções de quadrinhos", iniciado pela San Diego Comic-Con e que se popularizou no nosso país por meio da CCXP.
A versão brasileira seguirá os mesmos passos e, se confirmada, ocorrerá poucos meses depois da "matriz" norte-americana, agendada para os dias 9, 10 e 11 de agosto de 2024. A coluna apurou que a Casa do Mickey pretende trazer para cá convidados do exterior, incluindo atores e atrizes. O calendário do estúdio nos cinemas para o início de 2025 inclui títulos como "Capitão América: Admirável Mundo Novo", o remake de "Branca de Neve" e a nova versão de "Quarteto Fantástico".
Contactada pela coluna, a Disney não se manifestou sobre o assunto até a publicação deste texto. Caso a companhia se pronuncie, a publicação será atualizada.
Eventos para os fãs
Por anos, o grupo organizou outro evento, menor, chamado Expo Disney. O objetivo principal da convenção era o mercado B2B (ou seja, para outras empresas), incluindo licenciadores, exibidores de filmes e agências de turismo.
Agora, o foco da D23 Brasil será no público final, formado pelos fãs. Eventos do tipo se tornaram uma importante ferramenta para os grandes grupos de mídia em temos recentes. O objetivo é fortalecer a conexão com os espectadores e consumidores, além de criar um espaço para a venda de produtos e a divulgação de atrações futuras.
A própria Disney, além da D23 original, realizou duas edições da sua convenção em Tóquio, no Japão, nos anos de 2016 e 2018. Já a Netflix idealizou o Tudum, festival presencial criado no Brasil que ganhou uma versão online mundial.
Desembarque da CCXP?
Chama a atenção a data marcada para a D23 Brasil: cerca de um mês antes da CCXP 24, agendada para ocorrer entre 5 e 8 de dezembro. Nos Estados Unidos, salvo algumas exceções, a Disney costuma se ausentar dos painéis principais da San Diego Comic-Con nos anos em que também realiza o seu evento próprio. Resta saber qual será a estratégia por aqui.
No Brasil, o conglomerado norte-americano esteve presente na CCXP desde a primeira edição, em 2014, sendo um dos seus maiores entusiastas. Em 2022, o grupo ocupou 1.080 m2 do pavilhão e trouxe convidados como Kevin Feige (presidente da Marvel Studios), Paul Rudd, Jonathan Majors e Zoe Saldaña.
A parceria foi repetida em 2023, mas em um âmbito muito menor. A área do estande diminuiu para 360 metros quadrados, espaço ocupado por pequenas lojas das marcas Marvel e Disney100 — a primeira quase sempre com grandes filas para o acesso. Os varejos foram operados por parceiros da empresa, o Grupo Dream e a Toy Mania. Curiosamente, não havia qualquer referência ao Disney+, atual foco dos norte-americanos.
Em termos de convidados internacionais, a Disney trouxe apenas Anthony Daniels, o C-3PO da saga "Star Wars", que celebrou os 40 anos de "O Retorno de Jedi" no palco principal do evento. Houve também a exibição da série "Percy Jackson e os Olimpianos". O destaque maior ficou com as produções brasileiras exibidas no streaming Star+, estrelas de um painel realizado no primeiro dia da convenção.
Ainda que a recente greve dos atores em Hollywood tenha afetado a agenda de divulgação dos lançamentos dos principais estúdios neste ano, a Warner Bros., por exemplo, conseguiu trazer estrelas como Jason Momoa, Chris Hemsworth, Anya Taylor-Joy, Timothée Chalamet e Zendaya.