Esportes Mundo

Esperança de medalha nesta sexta, Isaquias quer homenagear técnico que morreu há 3 anos

Brasileiro perdeu seu antigo treinador para o câncer

Por Yahoo Esportes 06/08/2021 13h01
Esperança de medalha nesta sexta, Isaquias quer homenagear técnico que morreu há 3 anos
Isaquias é bronze e se torna 5º brasileiro com 2 medalhas no mesmo Jogos - Foto: UOL

Esperança de medalha para o Brasil nos Jogos de Tóquio, Isaquias Queiroz busca na canoagem velocidade sua quarta medalha olímpica. Ao contrário o que aconteceu nas três conquistadas na Rio- 2016, porém, desta vez ele estará sem um companheiro de longa data: o técnico Jesus Morlán, morto em 2018.

Jesus e Isaquias trabalharam juntos por quase cinco anos. O espanhol foi fundamental para lapidar o talento do jovem brasileiro de 19 anos, que conquistava seus primeiros resultados na canoagem em 2013.

O estilo exigente de Jesus casou bem com a disciplina de Isaquias, que estourou como um dos principais nomes da modalidade, até chegar à Olimpíada do Rio como destaque da delegação brasileira. E ele não decepcionou: foram duas pratas (C1 1000m e C2 1000m) e um bronze (C1 200m) para o baiano de Ubaitaba.

Em novembro daquele mesmo ano, porém, Morlán foi diagnosticado com câncer no cérebro. Foram dois anos de batalha, mas o espanhol não resistiu e morreu em novembro de 2018. “Jesus foi um cara que mudou a trajetória da canoagem do Brasil”, disse Isaquias à TV Globo.

“Um cara que merece todo elogio por todas as conquistas que teve e pelo que estava fazendo mesmo com o tratamento do câncer. Para mim, é uma honra poder remar aqui e tentar mostrar para o Brasil que o trabalho dele segue, que podemos mostrar à família dele que levamos o nome do Jesus mesmo ele não estando mais fisicamente aqui. Meu objetivo agora é ganhar essa medalha de ouro para dedicar a ele”, completou.

Mesmo sem seu maior incentivador e companheiro, Isaquias seguiu conquistando grandes resultados na canoagem, fruto de uma nova parceria, desta vez com Lauro de Souza, seu novo técnico e antigo auxiliar de Morlán.

“Nos últimos anos, o Lauro teve que assumir essa responsabilidade de tentar manter o nome dele e o do Jesus. Vou dedicar o resultado ao Lauro também. Eu me sinto na obrigação de chegar aqui e fazer bonito”, considerou.

O auge desta nova fase de Isaquias pode acontecer ainda nesta sexta-feira (horário de Brasília). Depois de avançar às semifinais do C1 1000m com a melhor marca das baterias, ele disputa às 21h52 (de Brasília) uma vaga na decisão, marcada para as 23h53.