Comentarista ofende levantamento de peso, e CBAt diz que 'tomará medidas cabíveis'
Comentarista da Joven Pan diminuiu modalidade
Quando Darlan Romani estava competindo nas Olimpíadas de Tóquio, muito se especulava sobre suas chances de medalha. Ele ficou em quarto lugar no arremesso de peso, um pouco abaixo da sua própria expectativa. Após a prova, no entanto, o comentarista Adrilles Jorge, da Jovem Pan, execrou o esporte.
"É um esporte de m**** que ninguém quer assistir, e tem que patrocinar uma porcaria dessas", disse Adrilles na ocasião.
Para a Confederação Brasileira de Atletismo, a declaração foi considerada ofensiva. Em nota, a entidade repudiou o comentário e falou sobre a importância da modalidade, uma das mais antigas na Era Moderna dos Jogos Olímpicos — acontece desde 1896, mas era praticado já na Antiguidade.
A nota diz, ainda, que a CBAt acionará o seu departamento jurídico e tomará medidas cabíveis.
Confira o comunicado emitido pela CBAt
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) manifesta sua indignação e repúdio aos comentários feitos pelo “escritor” Adrilles Jorge no Programa Pânico, na Rádio Jovem Pan, quando menosprezou, utilizando palavra de baixo calão, a prova do arremesso do peso, especialidade em que o brasileiro Darlan Romani terminou em quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
“É um esporte de M que ninguém quer assistir e tem que patrocinar uma porcaria dessas”, disse Adrilles, fazendo o seu julgamento de ódio e desmerecendo a modalidade e os atletas que a praticam.
A CBAt comunica que já acionou seu departamento jurídico para tomar todas as medidas cabíveis.
O atletismo é o esporte-base para todas as demais modalidades e um dos mais inclusivos e democráticos, pois abre a possibilidade da prática esportiva a pessoas de todos os biótipos. O atletismo está no programa olímpico desde a Antiguidade e nos Jogos da Era Moderna desde a primeira edição, em 1896.
O arremesso do peso é uma prova tradicional no esporte. A categoria masculina é disputada desde os primeiros Jogos da Era Moderna, em Atenas-1896. Já a feminina passou a integrar o programa olímpico do atletismo em Londres-1948.