CSA

Nos pênaltis, CSA vence o América-RN e avança para a fase de grupos do Nordestão

Azulão ficou no 0 a 0 no tempo normal

Por 7 Segundos 08/01/2023 18h06
Nos pênaltis, CSA vence o América-RN e avança para a fase de grupos do Nordestão
Nos pênaltis, CSA supera o América-RN e avança no Nordestão - Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas

O CSA irá disputar a fase de grupos da Copa do Nordeste. Em um jogo tenso e muito disputado, o Azulão ficou no 0 a 0 com o América-RN e, nos pênaltis, superou a equipe potiguar por 5 a 4. Classificação garantida e vaga na fase de grupos conquistada. O goleiro Paulo Ricardo foi o herói do domingo, defendendo três cobranças no Estádio Gerson Amaral, em Coruripe.

O jogo

O CSA começou a partida tentando fazer valer o mando de campo, mas o América cuidava bem dos espaços defensivos e complicando as investidas dos alagoanos, que sem ter espaço, procuravam arriscar chutes de fora da área na tentativa de surpreender o goleiro alvirrubro.

Buscando responder o adversário com a mesma força, o Alvirrubro manteve o confronto muito equilibrado, as duas equipes mostravam que estavam dispostas a buscar a vitória. Sempre usando a velocidade nas armações ofensivas, o time potiguar assustava os donos da casa, num dos lances Araújo recebeu na pequena área, mas teve o chute abafado pelo goleiro Paulo Ricardo.

Após os trinta minutos, os alagoanos passaram a se fazer mais presentes no setor ofensivo, principalmente aproveitando as duas extremas de campo e cruzando bolas na área, na busca de municiar o atacante Rodrigo Rodrigues, mas bem postados os zagueiros americanos conseguiam afastar o perigo. A defensiva americana ainda contou com a falta de pontaria dos homens de frente do “Azulão”, como Celsinho que recebeu uma bola alçada na marca do pênalti e cabeceou pela linha de fundo.

A questão é que, a exemplo do primeiro confronto, o time potiguar voltou a oscilar dentro de campo e continuou tomando sustos. Após cobrança de uma falta, Douglas se esticou todo na pequena área, mas a bola passou entre as pernas do zagueiro do CSA e se perdeu pela linha de fundo.

A segunda etapa iniciou novamente equilibrada, com as duas equipes travando uma verdadeira batalha pela posse de bola, mas pouco efetivas em termos ofensivos. o máximo que os atacantes conseguiam era rondar as imediações da área, mas quando não pecavam no passe final, eram falhos nas finalizações.

E assim a decisão da vaga caminhou para a disputa de pênaltis, como determina o regulamento da Copa do Nordeste.

Wallace Pernambucano foi o primeiro a cobrar pelo América e colocou o clube potiguar em vantagem. Na sequência, Celsinho cobrou para os alagoanos e Bruno Pianissolla defendeu. Ítalo Carvalho cobrou o segundo pelo América, mas Paulo Ricardo foi bem na bola e defendeu um chute do americano. Thomaz Bastos cobrou o segundo e converteu para os donos da casa.

Luis Paulo foi escalado para cobrar o terceiro tiro direto pelos potiguares e Paulo Ricardo defendeu o segundo pênalti consecutivo. Pará foi para o terceiro do Azulão e marcou, virando o placar das cobranças para 2 a 1. Norberto bateu a quarta penalidade e marcou o gol (2 a 2), Xandão bateu pelos donos da casa e Bruno voltou a brilhar, pegando o segundo pênalti e mantendo a igualdade no placar. Rômulo abriu a quinta cobrança e recolocou o Alvirrubro na frente do placar mais uma vez, pelo CSA Kaio Nunes bateu e deixou tudo igual novamente, levando a disputa para cobranças alternadas.

O América abriu a nova fase com Allef e marcou, deixando a decisão da classificação para as mãos de Bruno, Evérton Silva também converteu para o CSA. Juninho bateu para o time potiguar e Paulo Ricardo defendeu, deixando a chance para o CSA se classificar na cobrança de João Felipe que bateu, converteu e garantiu os alagoanos na fase de grupos da Copa do Nordeste, prevista para iniciar no próximo dia 21. A vaga valeu R$ 1,2 milhão para o Azulão.