CSA

Técnico do CSA fala sobre mudança de esquema tático

Vinícius Bergantin optou por jogar em um esquema com 3 zagueiros

Por 7 segundos 22/05/2023 10h10
Técnico do CSA fala sobre mudança de esquema tático
Vinícius Bergantin, técnico do CSA - Foto: Morgana Oliveira/ASCOM CSA

O CSA frustrou seu torcedor num empate sem gols diante do Brusque. A atuação acanhada da equipe, com um sistema novo com 3 zagueiros, deixou os azulinos chateados. Perguntado sobre a nova formação, o técnico Vinícius Bergantin justificou a opção.

- Em nenhum momento, eu coloco os três zagueiros pra ser defensivo. Pelo contrário, a gente coloca os três zagueiros pra ter uma saída. Depois do jogo contra o Inter, os adversários passaram a travar a nossa saída pelo lado esquerdo, lado do Forster, e a entrada do Paulo César foi justamente pra gente dividir essa saída. Do lado direito, com o Paulo César, do lado esquerdo, com o Forster, pra gente tentar ter um volume, uma saída mais limpa pro campo de ataque.

Bergantin entendeu que a estratégia até funcionou na saída de jogo, mas reconheceu que na parte ofensiva a equipe deixou a desejar.

- A gente conseguiu, em alguns momentos, ter uma saída boa, chegava no último terço não conseguia agredir, não conseguia transformar esse último terço em finalizações, não aproveitou algumas situações de 2 contra 1. Às vezes, um pouco afobado, mas jamais é pra gente ficar defensivo, só se defendendo.

Com apenas um ponto conquistado em seis disputados diante da torcida, o treinador apontou o que precisa melhorar.

- A gente precisa trabalhar a parte mental, de ter mais confiança, de acreditar no potencial. A gente entende em alguns momentos a questão da torcida que sempre apoia, eu falo pra eles que depende muito da nossa energia e, às vezes, alguns erros de passe foram se transformando em situações que estão pesando um pouco para os atletas. Eu acho que isso é normal pela fase, pelo histórico, ainda está carregando muita coisa, a gente conseguiu ter boas apresentações contra o próprio Brusque na Copa do Brasil, bons resultados, o Inter, dentro e fora, mas a gente precisa de uma sequência positiva pra entrar na competição e aí trabalhar bastante essa parte mental.