Em Maceió, 61,3% dos consumidores estão endividados; 32,1% possuem contas em atraso
Dados foram divulgados pela Fecomércio/AL; pesquisa foi realizada em parceria com a CNC
Apesar do mês de maio trazer uma despesa a mais com presente do Dia das Mães, os consumidores de Maceió ficaram menos endividados, conforme sinaliza pesquisa do Instituto Fecomércio AL em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC). No geral, de acordo com o levantamento, 61,3% dos consumidores estão endividados; índice 4,96% menor do que no mês anterior.
Dentro do universo de endividados, 32,1% possuem contas em atraso, expressando um aumento de 1,26% de pessoas que estão tendo dificuldades de realizar seus pagamentos, quando comparado ao mês de abril. Os inadimplentes são 19,2%, já os consumidores que possuem dívidas - mas estão adimplentes - representam 10%. De acordo com a pesquisa, 38,7% dos maceioenses não possuem nenhum tipo de dívida (cartão de crédito, carnês de loja e de financiamentos, etc.).
O assessor econômico da Fecomércio, Felippe Rocha, explica que a pesquisa busca acompanhar o ritmo de consumo das famílias por meio de uma perspectiva relacionada ao aumento de dívidas ligadas ao cartão de crédito, carnês de loja, financiamentos de automóveis e habitação, entre outros tipos. “A pesquisa tem por finalidade analisar o consumo atual e futuro das famílias. Nesse contexto, todos os fatores questionados servem como parâmetro em relação à capacidade de pagamento do presente ou do futuro dos consumidores, bem como auxilia a perceber o efeito do desemprego na economia e como ele reduz a capacidade de consumo, norteando também, os empresários sobre a rotatividade de matérias-primas, estoques e emprego em suas lojas”, avalia.
Em maio, em relação ao comprometimento da renda dos consumidores com dívidas, 23,6% consideram que estão demasiadamente endividados (uma redução de 1,6% ao registrado no mês anterior), 17,3% acreditam estar numa situação intermediária em relação aos seus salários e dívidas (redução de 6,99%), e 20,3% indicaram estar pouco endividado (uma queda de 6,88%). Nesse contexto, o percentual de entrevistados que não possuem dívidas aumentou em 9,37%, demonstrando que os consumidores estão mais contidos.
Mais dados
Assim como apontado em pesquisas anteriores, o maior responsável pela geração de dívidas financeiras é o cartão de crédito, que registrou um aumento em seu uso de 0,46% em relação a abril. Essa modalidade de pagamento representa 87,1% das dívidas dos consumidores maceioenses. Os carnês de loja vêm em seguida, representando 6,9% das dívidas contraídas. Em terceiro lugar ficou o serviço de financeiras, utilizado por 5,2% dos consumidores, enquanto os empréstimos pessoais representaram 4,4%.
Em relação aos consumidores inadimplentes, dos 19,2% que estão nessa situação, 60% informaram que não terão condições de pagar suas dívidas, mantendo-se nessa situação. Já os que indicaram que têm condições de pagar integralmente, podendo sair da inadimplência, representam 6,6%; um aumento de 53% em relação a abril. De acordo com a pesquisa, os consumidores levam, em média, 70,9 dias para resolver problemas de inadimplência.
Quando observado o tempo médio que os consumidores comprometem o orçamento com dívidas (parcelamentos), chega-se ao período de 6,7 meses. Para 30,8%, esse tempo é entre 3 e 6 meses. O comprometimento médio da sua renda em relação a obrigações está em 25,7%.
Em geral, os dados da pesquisa indicam que o comércio no mês de maio apresentou um volume baixo de vendas, corroborando com a pesquisa do Instituto Fecomércio AL as vendas no Dia das Mães, que apontou que 52% dos empresários venderam menos do que no ano passado.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
