Florescer de árvores anuncia beleza da Primavera em Maceió
Estação começou oficialmente ontem (22); capital alagoana é presenteada com beleza da natureza
A rigor, a Primavera começou às 11h21 desta quinta-feira (22) no Hemisfério Sul, no entanto, os sinais da chegada da nova estação em Maceió já puderam ser notados bem antes dessa data nos mais diversos exemplares arbóreos presentes em canteiros, mirantes e praças da cidade: flores diversas de variadas cores começaram a embelezar ainda mais Maceió, a exemplo de ipês-roxo e rosa.
Na Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), a coordenadoria de Parques e Jardins vem trabalhando diariamente na manutenção e execução de serviços de manutenção. Basta lembrar que nessa nova estação – anterior à chegada do verão –portanto, até o dia 21 de dezembro as árvores vão chamar a atenção do maceioense.
É na primavera também que ocorre a reprodução de muitas das espécies de plantas e também de aves. Os pássaros são vistos com mais frequência devido ao néctar – substância presente nas flores, principalmente os beija-flores e aves de pequeno porte.
Das árvores que dão flores mais comuns em Maceió, destacam-se:
Ipê rosa – de origem tupi, a palavra ipê significa árvore cascuda. Esta espécie pode atingir de 10 a 20 metros de altura quando adulta. De madeira resistente, suporta as condições mais adversas. É uma das espécies mais populares em uso no paisagismo da cidade, na arborização de ruas e avenidas.
Ipê roxo – esta é uma árvore de porte avantajado, podendo chegar a até 35 metros de altura. Sua floração é abundante em tons que variam de róseo a roxo.
Ipê de jardim – arbusto ou pequena árvore caracterizada pela floração de flores amarelas e vistosas. Usada na arborização das cidades, é uma espécie nativa do México, que brota a partir de qualquer parte dos seus ramos.
Acácia – de origem asiática, a acácia-amarela tem sementes e flores perfumadas. De setembro a fevereiro, seus galhos se enchem de cachos amarelos. Também é conhecida popularmente como chuva-de-ouro.
Flamboyant – árvore ornamental devido às belíssimas flores, seu uso na arborização urbana é recomendado apenas a parques e grandes espaços, devido à altura média de sete a dez metros e a suas raízes muito superficiais e danosas.
Espatódea – originária da África, tem crescimento rápido, podendo atingir até 25 metros de altura. Produz flores grandes, vistosas, numerosas e vermelhas por fora e amareladas por dentro. As flores são agrupadas em cachos localizados no alto da copa da árvore.
Craibeira – símbolo de Alagoas, a árvore pode atingir até 20 metros. Caracterizada por ter casca grossa e tronco tortuoso, ocorre com mais frequência na Caatinga.
Sibipiruna – chega a medir 28 metros de altura. Sua copa pode atingir até seis metros de diâmetro, com características arredondadas e muito vistosas. Facilmente confundida com o pau-brasil ou pau-ferro pela semelhança da sua folhagem.