?Cooperação permitirá homologação pela Justiça de acordos do Procon
O Tribunal de Justiça de Alagoas e o Procon do Estado assinaram um termo de cooperação, nesta quarta-feira (1º), que possibilitará ao órgão de proteção do consumidor enviar aos Juizados Especiais os acordos realizados, para homologação por um juiz. A medida oferece mais segurança aos cidadãos de que o acordado será cumprido.
O presidente do Tribunal, desembargador Otávio Leão Praxedes, frisou que a parceria é importante para a Justiça porque deve evitar a entrada de novas ações judiciais. “O convênio reflete o objetivo de melhorar as tratativas quanto às reclamações do consumidor. Ele chegando no Procon e lá havendo um acordo, este é submetido aos juízes e o assunto é resolvido. Isso é muito bom porque dá celeridade aos processos e as demandas são solucionadas”, disse.
A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL) é vinculada à Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos. A secretária Cláudia Simões destacou a importância da cooperação, que já havia sido firmada anteriormente, mas saíra de vigor há cerca de dois anos. “Traz mais celeridade e eficácia. O cidadão sai dali com satisfação”, afirmou a secretária.
O desembargador Pedro Augusto Mendonça, coordenador do Juizados Especiais Cíveis e Criminais em Alagoas, também participou da elaboração da cooperação. O Superintende do Procon, João Neto, reforçou a importância da medida. “Faz com o que o consumidor se sinta resguardado com seus direitos”, disse.
Com a parceria, nos casos em que o acordado não for cumprido, o consumidor ou a empresa poderá requerer a execução do acordo no Judiciário.
Últimas notícias
Santa Casa de encerra serviços de Obstetrícia e Neonatologia para beneficiários da Unimed
Sobe para 12 o número de presos do Comando Vermelho durante operação em AL
Picpay é condenada a indenizar cliente que teve nome negativado indevidamente
Compras da Black Friday devem injetar mais de R$ 69 milhões em Maceió, diz Fecomércio
IBGE lança processo seletivo recorde com 9,5 mil vagas, incluindo 259 em Alagoas
Campanha do Governo de AL viraliza ao resgatar personagens icônicos da Grande Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
