Febre amarela: conheça os sintomas da doença e saiba quem deve se imunizar
Sesau ressalta que não há registro da doença em Alagoas e se mantém em alerta permanente
A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Os principais sintomas da doença são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar, quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.
Na última terça-feira (7), o Ministério Público divulgou uma ocorrência de um caso suspeito, e que está em investigação, de febre amarela em Alagoas. Devido a isso, a Secretaria do Estado de Saúde (Sesau) confirmou que, em 2017, foram registrados dois casos suspeitos da doença de pessoas que viajaram ou vieram de outras regiões do país. As notificações foram encaminhadas, por meio de relatório, ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS).
De acordo com a Sesau, as duas situações de suspeitas da doença estão sendo investigadas com a coleta de amostras de sangue e que aguarda os resultados, por isso, não é possível uma classificação conclusiva dos casos. Segundo o órgão, a última suspeita da febre amarela no estado foi datada de 2013.
Devido a grande procura pela vacina contra a febre amarela nas unidades de saúde do município, o Programa Nacional de Imunização (PNI) de Maceió reforça as principais orientações para quem precisa tomar a vacina. As diretrizes foram repassadas pelo Ministério da Saúde para a administração das doses disponibilizadas para os estados e municípios que não estão inseridos nas Áreas Com Recomendação para a Vacina, como é o caso de todas as cidades de Alagoas.
Confira abaixo as principais dúvidas e recomendações para a administração da vacina:
1 – Quem deve se imunizar contra a febre amarela?
A vacina é indicada somente para pessoas que residam em Áreas Com Recomendação para a Vacina (ACRV) contra febre amarela e/ou pessoas que vão viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata dentro dessas áreas. A recomendação também é indicada para as pessoas que vão se deslocar para países com risco para a doença.
É importante lembrar que a exemplo das demais cidades alagoanas, o vírus da febre amarela não está em circulação em Maceió, porém o município tem sido abastecido pelo PNI estadual dentro do estoque disponível, de forma gradativa e em pequenas quantidades. Dessa forma, a vacina precisa ser aplicada apenas em quem realmente esteja dentro das regras estabelecidas pelo Ministério, evitando riscos desnecessários e garantindo a dose para aqueles que têm mesmo que se deslocar para lugares com risco endêmico para a doença.
2 – Se eu tiver contato com uma pessoa que viajou para uma área endêmica preciso tomar a vacina?
No meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue). A infecção acontece quando uma pessoa que nunca tenha contraído a febre amarela ou tomado a vacina contra ela circula em áreas florestais e é picada por um mosquito infectado. Uma pessoa não transmite a doença diretamente para outra.
3 – O que preciso levar para me vacinar?
Para a vacinação é obrigatório a comprovação da viagem – por meio de passagem aérea ou de ônibus, ou comprovante de hospedagem (em estabelecimento comercial ou residência familiar), entre outros e um documento de identificação. O usuário também terá que deixar na unidade uma cópia dessa comprovação.
4 – Que precauções devo tomar antes de me vacinar?
A vacina não está indicada para pessoas acima de 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses (se receberem a vacina, o aleitamento materno deve ser suspenso preferencialmente por 28 dias após a vacinação ou no mínimo 15 dias) e pessoas com doenças autoimunes ou doença neurológica. Em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem para área de risco, um médico deverá avaliar o risco/benefício da vacinação para esses grupos, levando em conta o risco de eventos adversos. Nesses casos, a vacinação só será realizada mediante prescrição médica e a mesma ficará retida na unidade onde a vacina for aplicada.
5 – Quais as contraindicações?
A vacina contra a febre amarela é contraindicada nos seguintes casos: crianças menores de 6 meses de idade; pacientes com imunodepressão de qualquer natureza; pacientes infectados pelo HIV com imunossupressão grave; pessoas em tratamento com drogas imunodepressoras (quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores, corticosteróides por tempo superior a 14 dias); pacientes submetidos a transplantes de órgãos; pacientes com imunodeficiência primária, pacientes com neoplasia, indivíduos com história de reação anafilática relacionada a substâncias da vacina; pacientes com história pregressa de doenças do timo; e doença febril aguda, com comprometimento do estado geral da saúde.
6 – Quanto tempo depois de tomar a vacina estou imune?
Quem for para regiões com risco de contaminação pela Febre Amarela deve estar atento ao prazo de imunização contra a doença. Isso porque a pessoa que toma a vacina só fica protegida depois de 10 dias que recebeu a dose.