Saúde

Máquina quebrada compromete tratamento de pacientes com psoríase e vitiligo em Alagoas

Pacientes que lutam contra a doença inflamatória estão prejudicados; Hospital se pronunciou

Por 7 Segundos - Maceió 10/05/2017 18h06
Máquina quebrada compromete tratamento de pacientes com psoríase e vitiligo em Alagoas
Paciente com psoríase - Foto: Divulgação

Pacientes que lutam contra a psoríase (doença de pele que se caracteriza por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em placas) e o vitiligo (caracterizada pela perda da coloração da pele devido à diminuição ou à ausência de melanócitos), em Alagoas e que são indicados para fazer o tratamento no Hospital Escola Dr. Helvio Auto, em Maceió, estão sem poder fazer o tratamento. Isso porque a máquina utilizada nas sessões que atende os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) está quebrada há mais de dois anos. 

O aparelho, considerado de última geração, focaliza a luz diretamente sobre as lesões, deixando intacta a pele saudável. Com a precisão das aplicações, não há risco algum de envelhecimento precoce da pele, como em tratamentos com outras lâmpadas de fototerapia, nem há efeitos adversos, como no uso de medicamentos orais. Mas pouco depois de adquirido pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, apresentou problemas e até o momento não foi consertado e nem sequer substituído.

Uma das pacientes do SUS, diagnosticada com psioríase procurou a equipe de reportagem do portal 7 Segundos e denunciou o ocorrido. A paciente, identificada como Hanna Nunes, informou que não chegou a fazer as sessões de fototerapia no Hospital Helvio Auto pois a máquina estava quebrada. "Estou fazendo particular o que está me custando cerca de R$ 1.500,00. Isso porque já estou numa fase 'boa' da doença. Se tivesse ruim teria que fazer mais sessões e pagar muito mais", declarou. 

A paciente também informou que não cansa de ir atrás e liga todos os meses, na tentativa de ouvir uma boa notícia, mas em vão. "Eu liguei pra lá em março e em abril, falei com duas pessoas diferentes nas duas vezes e as duas me disseram que a máquina estava quebrada há quase dois anos e que não tinha previsão para conserto, mas que eu continuasse ligando para saber", disse.                         

O portal 7 Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação do Hospital Helvio Auto. A unidade de saúde esclareceu que a máquina de fototerapia realmente quebrou e já foi feita solicitação de compra por meio de processo para aquisição de um novo equipamento junto à Uncisal. Sobre os prazos para que a nova máquina chegue e volte a atender os pacientes que necessitam de atendimento, a assessoria informou que aguarda os trâmites do processo de compra feito pela Uncisal.

A Uncisal informou que o processo de aquisição de uma nova máquina está no setor de cotação da Universidade e não soube informar o prazo para que o atendimento na unidade de saúde fosse normalizado. Por outro lado, a dermatologista do Hospital Helvio Auto esclareceu que psoríase não é só tratada por meio de fototerapia, tendo outras opções de tratamento. "A dermatologista orientou que a paciente em questão poderia marcar consulta aqui no hospital utilizando-se das outras opções que a medicina preconiza para tratamento da enfermidade", informou a assessoria.