SMTT autua mais de 30 condutores por irregularidades no cronotacógrafo

Mais de 30 condutores foram autuados nesta quarta-feira (10) pelo mau uso do cronotacógrafo, durante fiscalização realizada pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
A operação aconteceu nos bairros de Jacarecica e Cidade Universitária e teve como objetivo verificar o equipamento que registra a velocidade e a distância percorrida por um veículo. Em situações de acidentes de trânsito, é possível monitorar o deslocamento e se as velocidades dos veículos envolvidos estavam em desacordo com o limite permitido na via.
Hoje foram abordados 61 veículos e dez deles autuados por estarem sem o equipamento. No primeiro dia de operação, na terça-feira (9), foram realizadas 49 abordagens e 25 veículos autuados pelo mau uso do equipamento.
“Durante a operação, a SMTT também fez outras autuações com relação à falta do uso de cinto de segurança, condutores usando celular e outras infrações de trânsito. Um táxi foi recolhido por falta de porte obrigatório”, afirma a assessora de Fiscalização de Regulares da SMTT, Vanessa Sampaio.
Os veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 quilogramas e os veículos de passageiros com mais de 10 lugares são obrigados pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a possuir cronotacógrafo.
Conforme prevê o inciso II do artigo 258 do CTB, conduzir o veículo com registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo viciado ou defeituoso – quando houver exigência desse aparelho – é uma infração grave, cujo valor da multa é de R$ 195,23, além do acúmulo de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do recolhimento do veículo.
Veja também
Últimas notícias

Gleisi Hoffmann toma posse da Secretaria de Relações Institucionais e pede pacificação

Homem é espancado por populares após suposto assalto no Jacintinho, em Maceió

Dupla rouba cartão bancário e senha de mulher em caixa eletrônico no Clima Bom, em Maceió

Vereador Leonardo Dias se solidariza com Frei Gilson e critica esquerda

Rafael Brito promove oportunidade para capacitação de universitários alagoanos na Câmara, em Brasília

MP pede investigação de contrato de meio bilhão do governo federal para COP30
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
