Trânsito

SMTT autua mais de 30 condutores por irregularidades no cronotacógrafo

Por Redação com assessoria 11/05/2017 10h10
SMTT autua mais de 30 condutores por irregularidades no cronotacógrafo
Táxis também foram alvo de fiscalizações que aconteceram na terça (9) e nesta quarta-feira (10). Um veículo foi recolhido ao pátio da SMTT porque estava sem o porte obrigatório - Foto: Assessoria

Mais de 30 condutores foram autuados nesta quarta-feira (10) pelo mau uso do cronotacógrafo, durante fiscalização realizada pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A operação aconteceu nos bairros de Jacarecica e Cidade Universitária e teve como objetivo verificar o equipamento que registra a velocidade e a distância percorrida por um veículo. Em situações de acidentes de trânsito, é possível monitorar o deslocamento e se as velocidades dos veículos envolvidos estavam em desacordo com o limite permitido na via.

Hoje foram abordados 61 veículos e dez deles autuados por estarem sem o equipamento. No primeiro dia de operação, na terça-feira (9), foram realizadas 49 abordagens e 25 veículos autuados pelo mau uso do equipamento.

“Durante a operação, a SMTT também fez outras autuações com relação à falta do uso de cinto de segurança, condutores usando celular e outras infrações de trânsito. Um táxi foi recolhido por falta de porte obrigatório”, afirma a assessora de Fiscalização de Regulares da SMTT, Vanessa Sampaio.

Os veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 quilogramas e os veículos de passageiros com mais de 10 lugares são obrigados pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a possuir cronotacógrafo.

Conforme prevê o inciso II do artigo 258 do CTB, conduzir o veículo com registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo viciado ou defeituoso – quando houver exigência desse aparelho – é uma infração grave, cujo valor da multa é de R$ 195,23, além do acúmulo de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do recolhimento do veículo.