SMTT autua mais de 30 condutores por irregularidades no cronotacógrafo

Mais de 30 condutores foram autuados nesta quarta-feira (10) pelo mau uso do cronotacógrafo, durante fiscalização realizada pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
A operação aconteceu nos bairros de Jacarecica e Cidade Universitária e teve como objetivo verificar o equipamento que registra a velocidade e a distância percorrida por um veículo. Em situações de acidentes de trânsito, é possível monitorar o deslocamento e se as velocidades dos veículos envolvidos estavam em desacordo com o limite permitido na via.
Hoje foram abordados 61 veículos e dez deles autuados por estarem sem o equipamento. No primeiro dia de operação, na terça-feira (9), foram realizadas 49 abordagens e 25 veículos autuados pelo mau uso do equipamento.
“Durante a operação, a SMTT também fez outras autuações com relação à falta do uso de cinto de segurança, condutores usando celular e outras infrações de trânsito. Um táxi foi recolhido por falta de porte obrigatório”, afirma a assessora de Fiscalização de Regulares da SMTT, Vanessa Sampaio.
Os veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 quilogramas e os veículos de passageiros com mais de 10 lugares são obrigados pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a possuir cronotacógrafo.
Conforme prevê o inciso II do artigo 258 do CTB, conduzir o veículo com registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo viciado ou defeituoso – quando houver exigência desse aparelho – é uma infração grave, cujo valor da multa é de R$ 195,23, além do acúmulo de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do recolhimento do veículo.
Veja também
Últimas notícias

Câmeras flagram motorista por app comprando gasolina para forjar golpe do seguro

Avião da Azul que partiu de SP para Maceió faz pouso de emergência em Brasília

Lula ironiza Bolsonaro e sugere que ele transfira título de eleitor para os EUA

Membro de facção é preso em Marechal Deodoro com drogas enviadas do RJ

Prefeitura promove mais uma edição da Colônia de Férias nas Arapiraquinhas

Mulher é atingida por disparo de arma de fogo na zona rural de Santana do Ipanema
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
