Decreto altera regulamento de emissão de nota fiscal de serviço em Maceió

No dia 26 de maio, foi publicado no Diário Oficial de Maceió, o decreto nº 8442 que altera o regulamento de emissão eletrônica de nota fiscal de serviços. A partir desta data, uma nota fiscal de serviços eletrônica não poderá ser cancelada pelo próprio sistema como antes era feito no prazo de até 24 horas.
De acordo com o diretor tributário da Secretaria Municipal de Economia (Semec), Alexandre Lopes, a medida visa diminuir a quantidade de notas fiscais canceladas. “Havia uma banalização do processo de cancelar nota fiscal. As pessoas emitiam nota e cancelavam por várias vezes. Houve caso de no intervalo de seis meses um mesmo tomador cancelar nota centenas de vezes”, destacou o diretor.
Segundo ele, com o decreto quem precisar cancelar nota deve efetuar o pedido mediante processo administrativo manifestando o motivo do cancelamento do serviço. Para isso, o tomador de serviço deve estar perfeitamente indicado no processo administrativo, inclusive com reconhecimento de firma da assinatura aposta aos autos, assim como documento que comprove a legitimidade de quem venha assinar qualquer documento comprobatório.
O decreto entrou em vigor na data de sua publicação.
Mais informações pelo 3315-3603.
Veja também
Últimas notícias

Homem é preso suspeito de praticar abuso sexual de vulnerável e ameaça em Penedo

Vereadores criticam Governo do Estado por não repassar recursos à Maternidade Nossa Senhora da Guia

Homem sofre tentativa de homicídio na zona rural de Maravilha

Prefeitura de Igaci promove oficina sobre identificação de abuso sexual infantil

Arapiraca: Tutora de gato chamado Thor procura por animal que está desaparecido
![[Vídeo] Paulo Dantas visita Feira Grande e entrega unidade escolar de tempo integral; serão 57 até fim do mandato](https://img.7segundos.com.br/nvsQcMQxKMzo7osC0UgfRNn3SuI=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-06-04-192338.png)
[Vídeo] Paulo Dantas visita Feira Grande e entrega unidade escolar de tempo integral; serão 57 até fim do mandato
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
