Secretaria e donos de barracas se reúnem para discutir uso de energia e água na orla

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) promoveu, nesta terça-feira (06), uma reunião com representantes dos proprietários de barracas na orla de Maceió. Em pauta, o desdobramento de ação realizada em 19 de maio para fiscalização e corte das instalações elétricas irregulares na orla marítima de Maceió. A operação contou, ainda, com a participação da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima) e da Eletrobras Distribuição Alagoas, como convidada.
O encontro com os proprietários das barracas teve como objetivo discutir formas regulares de utilização da energia elétrica. “O trabalho tem que ser ordenado. Estamos preocupados com a segurança de todos e precisamos evitar que aconteçam tragédias em virtude da clandestinidade”, ressaltou o secretário de Segurança Comunitária e Convívio Social, coronel Ivon Berto. O secretário destacou que é importante ouvir as necessidades e ideias desses empreendedores.
A necessidade de água para higienização dos alimentos e utilização de chuveiros pelos banhistas foi o principal ponto apresentado pelos barraqueiros. Eles também reconheceram a importância da legalização do uso dos recursos hídricos e elétricos, bem como apresentaram uma ideia para consumo sustentável da água doce por meio de uma bomba manual, em fase de testes. “Utilizávamos a energia para fazer a água chegar”, explicou o proprietário da Barraca do “Seis Horas e da Ozana”, Erisvaldo Nascimento.
As propostas feitas pela Semscs aos participantes da reunião foram as seguintes: contato com a Casal para ver a possibilidade de ligação da água; contato com a Eletrobras para saber os requisitos da legalização do consumo da energia; instalação de pontos de água coletivos e em parceria com os proprietários para os devidos cuidados e manutenção desses pontos, além de analisar a proposta do consumo sustentável. “Foi uma reunião bem produtiva. Agradecemos por termos sido ouvidos e pelo bom senso”, afirmou Maria Ozana de Lima.
Operação
Durante a ação, que envolveu 44 servidores e 11 viaturas, 25 postes/pontos foram vistoriados. “A integração entre as equipes de trabalho contribuiu para a realização eficaz e sem intercorrências. A Sima identificou previamente as ligações irregulares, esclarecemos o público sobre objetivos e resultados buscados com a operação, e a presença da Eletrobras também foi fundamental”, explicou o coronel Adilson Bispo dos Santos, um dos coordenadores da ação.
Veja também
Últimas notícias

Morre Anita Studer, responsável pela maior reflorestação do Brasil em Alagoas, na Reserva de Pedra Talhada

Jovem de 23 anos é baleado na cabeça em tentativa de homicídio na Chã da Jaqueira

Alfredo Gaspar endurece na CPMI: “Não vai ter trégua para quem saqueou aposentados e pensionistas”

Alagoas completa 208 anos neste dia 16 com avanços em Integridade e Compliance

Maceió recebe Corrida 100% Você com Bell Marques no aniversário de 208 anos de Alagoas

Moraes pede explicações sobre escolta que levou Bolsonaro ao hospital
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
