Tributo a Chico Science acontece neste sábado (17)
Evento acontece neste sábado (17), a partir das 22h, no Black Out Pub, no bairro da Jatiúca

O projeto Clube do Rock realiza uma noite dedicada ao melhor do Manguebeat - movimento contracultura surgido no Brasil no início da década de 90 -, com a banda alagoana Atrito 82, que homenagea o cantor e compositor Chico Science, além de duas bandas autorais; a Galaxtrio, e a Efeito Moral tocando o melhor do rock n roll. O evento acontece neste sábado (17), a partir das 22h, no Black Out Pub, no bairro da Jatiúca.
A Banda de Rock Regional Atrito 82 teve inicio em 2004, e denomina seu estilo musical como Rock Cabra Macho, onde se mistura o rock com ritmos Nordestinos como: forró pé de serra, maracatu, guerreiro, coco de roda, reisado, dentre outros. As letras focam o sertão e seus heróis, valorizando a cultura nordestina que corre nas veias de cada membro do grupo que é formado por Pedrox (Voz), Igor Lokão (Baixo), Marcão (Guitarra), Luiz (Bateria), Paulinho (Alfaia) e Jairon (Alfaia).
Segundo o vocalista da banda Atrito 82, Pedrox, o nome da banda dar-se-á necessidade dos membros de ir com seu som de encontro a cena musical atual, nacional e internacional, gerando assim o Atrito. Já '82', é prefixo telefônico do estado de Alagoas, identificando o orgulho de sua terra e a naturalidade da banda.
De acordo com Pedrox, Chico Science traz uma mistura ritmos regionais. “Mesmo 20 anos após a morte de Chico, seu movimento ainda é muito presente nos dias atuais, traz em sua música o maracatu, com rock, hip hop, funk rock e música eletrônica. O movimento tem como principais características nas letras, críticas ao abandono econômico-social do mangue e da desigualdade”, explicou.
O objetivo do movimento surgiu de uma metáfora idealizada por Fred 04 (vocalista da banda Mundo Livre S/A), ao trabalhar em vídeos ecológicos. Como o ecossistema manguezal é chave na biodiversidade global, sendo o autor do primeiro manifesto do manguebeat em 1992, intitulado "Caranguejos com cérebro". “Chico Science foi o ícone deste movimento e o caranguejo tornou-se o símbolo que representa a forma de vida típica dos manguezais, que é capturado e vendido por trabalhadores da região”, contou Pedrox.
A segunda atração da noite ficará por conta da Galaxtrio, banda que faz uma busca incessante de novos timbres, batidas, pulsações e idéias. Oficializou sua estreia no Festival PALMA (Palco da Música Autoral) em Abril de 2015, onde os integrantes oriundos de outros projetos sentiram a necessidade de por em prática seus conceitos musicais com objetivo de repassar ao público suas experiências sonoras.
O Trio, composto por Túlio Marcus (Guitarra e voz), Ailton Gomes (Bateria e Backing vocais), e Dió Leão (Baixo e Backing Vocais), lançou em Março de 2016 o seu primeiro EP homônimo, contendo três músicas, disponível no formato físico e digital e em Março de 2017 lançaram mais dois singles e um audiovisual, veiculados nas plataformas digitais, de lá pra cá, a banda se apresentou em vários eventos musicais, sempre tendo uma ótima receptividade do público.
Já a Efeito Moral propõe “denunciar” musicalmente os transtornos causados pela má administração pública e os problemas atuais. A Banda que tem em sua formação músicos experientes com um som pesado e com letras ácidas, que se desenham de Led Zeppelin a Rage Against The Machine, e trazem em sua formação Dias (vocal), Silva (guitarra), Bulhões (baixo) e Santos (bateria).
Segundo Silva, a banda começou a ser montada no final de 2014 e já tem disco gravado. “Começamos em 2014 e em seguida produzimos o nosso primeiro trabalho com 10 faixas – o disco Metralhaboca –, onde estreamos em 2016. Desde então, participamos de eventos como Ocupe a Vila, Ocupe a Praça e I Festival Em Cantos de Alagoas, onde estamos entre os finalistas", finalizou.
Veja também
Últimas notícias

Ex-reeducando é morto a tiros em loteamento de Arapiraca

Polícia Militar frustra ação criminosa e apreende armas e drogas em Porto Real do Colégio

Criança de 2 anos morre por meningite em Maceió; Alagoas registra 8ª morte pela doença em 2025

Alfredo Gaspar é confirmado como membro titular da Comissão Especial da PEC da Segurança Pública

Relatório dos EUA cita morte pela PM de SP em crítica ao Brasil

Em Arapiraca, ação da Sefaz retém mercadorias avaliadas em mais de R$ 1 milhão em show privado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
