Alagoas

Vídeo: servidor é flagrado fazendo descarte irregular de resíduos com carro oficial

Por 7 Segundos Maceió 06/07/2017 14h02
Vídeo: servidor é flagrado fazendo descarte irregular de resíduos com carro oficial
Carro oficial do Estado é flagrado fazendo descarte irregular de resíduos - Foto: Reprodução

Um vídeo em que o superintendente municipal de Limpeza Urbana de Maceió, Davi Maia, flagra um servidor público, utilizando um carro oficial do Governo do Estado, fazendo o descarte irregular de restos de construção ganhou a internet nesta quinta-feira (06).

No vídeo, que foi compartilhado pelo secretário municipal, o veículo Ranger de cor prata e placas NMG-7540 da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) foi flagrado descartando o que seria resto de uma obra que está sendo executada na sede do órgão.

O descarte foi irregular aconteceu, na manhã desta quinta-feira (6), em um terreno na Avenida Assis Chateaubriand, no Trapiche da Barra. O condutor foi obrigado a recolher o material e a pasta notificada pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma).

O superintendente classificou a ação com o um absurdo. “Uma obra como essas tem que contratar contêiner. Especialmente uma obra de um órgão do estado e usando o carro oficial para fazer o descarte irregular, o que é o maior dos absurdos”, disse Davi. A Sesau deverá responder um processo por descarte irregular de resíduo.

Segundo o gestor, o volume que estava sendo descartado era mais de uma caçamba de contêiner e o custo para dar o destino regular seria de R$ 300. "O material quando tem destino regular ele é 100% reciclado e volta para cidade como asfalto”, explicou.

A Sesau informou que instaurou um processo administrativo para apurar o caso e que o material foi retirado do local para ser devidamente descartado.

Confira a nota

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que não compactua com a conduta adotada pelo condutor do veículo, que foi devidamente orientado pela Assessoria de Engenharia a fazer o descarte do entulho em um dos pontos estabelecidos pela Superintendência Municipal de Limpeza Urbana. Salienta ainda que o material foi retirado do local e encaminhado para o descarte correto e que um processo administrativo será aberto para apurar a conduta do servidor. A Sesau assegura que este fato isolado não irá voltar a se repetir, uma vez que a gestão da saúde estadual prima pelo bem estar da população e atua respeitando as diretrizes que regem a preservação do meio ambiente.