46% das promessas de governo não tiveram inicio, diz Monitora Alagoas

Lançado há um ano pelo mandato do deputado Rodrigo Cunha, o portalwww.monitoraalagoas.org permite que qualquer cidadão possa acompanhar a execução das promessas feitas pelo governador do Estado e registradas em cartório e no tribunal eleitoral. Em tempos de promessas vazias, o portal permite que a população acompanhe de perto, por meio de dados que medem gastos do orçamento e realização de ações, se as metas estão sendo cumpridas.
Recentemente, a plataforma foi atualizada, facilitando a visualização e acesso aos dados. É nesse projeto que o cidadão pode ver que, atualmente, 46% das metas prometidas pelo governador em seu Plano de Governo ainda se quer tiveram inicio. Nessas metas estão inseridas as ações orçamentárias correspondentes. Por exemplo, na área da saúde, a meta “Expansão do Sistema de Internação Domiciliar (SUS)” não possui, até o momento, nenhuma ação orçamentária relacionada.
“O Monitora Alagoas é a primeira plataforma colaborativa de fiscalização online do Estado. Foi criada com o intuito de possibilitar que os alagoanos possam acompanhar diariamente se o governo do Estado está cumprindo ou não suas metas de campanha. É uma forma de aproximar a população do que verdadeiramente acontece no poder público. Com informação é muito mais fácil de cobrar do gestor”, disse Rodrigo Cunha.
A cada três meses, um ofício é enviado às secretarias estaduais para que elas respondam o andamento dos compromissos e, a cada bimestre, o acompanhamento orçamentário é renovado. Em resumo, é possível ver os gastos de orçamento, matérias jornalísticas relacionadas às metas prometidas e o que falta começar a fazer. No total, são 274 metas a serem atingidas durante os 4 anos de gestão do executivo. "A base de dados do Monitora é o portal da transparência do próprio poder executivo, além do orçamento do Estado e as respostas das secretarias aos ofícios enviados. Trata-se de uma ferramenta que empodera o cidadão, que permite a ele fiscalizar, cobrar e participar mais ativamente da política e da gestão estadual”, ressaltou o parlamentar.
Últimas notícias
Polícia realiza novas buscas por adolescente de 15 anos desaparecida em Maceió

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano

Bazar em apoio à aldeia Wassú Cocal reúne sabores e cultura; confira programação

Prefeito antecipa pagamento dos servidores em homenagem aos 150 anos de Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
