46% das promessas de governo não tiveram inicio, diz Monitora Alagoas
Lançado há um ano pelo mandato do deputado Rodrigo Cunha, o portalwww.monitoraalagoas.org permite que qualquer cidadão possa acompanhar a execução das promessas feitas pelo governador do Estado e registradas em cartório e no tribunal eleitoral. Em tempos de promessas vazias, o portal permite que a população acompanhe de perto, por meio de dados que medem gastos do orçamento e realização de ações, se as metas estão sendo cumpridas.
Recentemente, a plataforma foi atualizada, facilitando a visualização e acesso aos dados. É nesse projeto que o cidadão pode ver que, atualmente, 46% das metas prometidas pelo governador em seu Plano de Governo ainda se quer tiveram inicio. Nessas metas estão inseridas as ações orçamentárias correspondentes. Por exemplo, na área da saúde, a meta “Expansão do Sistema de Internação Domiciliar (SUS)” não possui, até o momento, nenhuma ação orçamentária relacionada.
“O Monitora Alagoas é a primeira plataforma colaborativa de fiscalização online do Estado. Foi criada com o intuito de possibilitar que os alagoanos possam acompanhar diariamente se o governo do Estado está cumprindo ou não suas metas de campanha. É uma forma de aproximar a população do que verdadeiramente acontece no poder público. Com informação é muito mais fácil de cobrar do gestor”, disse Rodrigo Cunha.
A cada três meses, um ofício é enviado às secretarias estaduais para que elas respondam o andamento dos compromissos e, a cada bimestre, o acompanhamento orçamentário é renovado. Em resumo, é possível ver os gastos de orçamento, matérias jornalísticas relacionadas às metas prometidas e o que falta começar a fazer. No total, são 274 metas a serem atingidas durante os 4 anos de gestão do executivo. "A base de dados do Monitora é o portal da transparência do próprio poder executivo, além do orçamento do Estado e as respostas das secretarias aos ofícios enviados. Trata-se de uma ferramenta que empodera o cidadão, que permite a ele fiscalizar, cobrar e participar mais ativamente da política e da gestão estadual”, ressaltou o parlamentar.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
