Justiça

Videoconferência vai facilitar realização de audiências nas unidades de internação

Corregedor Paulo Lima destacou eficácia do sistema, que vai gerar economia com o deslocamentos dos internos

Por 7 Segundos Maceió com Assessoria 20/09/2017 08h08
Videoconferência vai facilitar realização de audiências nas unidades de internação
Representantes da CGJ/AL, Diati, Seprev e Sumese fizeram sugestões para utilização do sistema - Foto: Assessoria

?As unidades de internação provisória de Alagoas passarão a contar com o sistema de videoconferência do Poder Judiciário do Estado, que vai subsidiar a realização de audiências com os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. O anúncio foi feito pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Lima, durante reunião realizada na última sexta-feira (15), na sede da Corregedoria.

Segundo o corregedor, a instalação do sistema de videoconferência nas unidades vai possibilitar o cumprimento da Meta 5 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“Haverá uma economia, já que não será necessário fazer o deslocamento dos internos para serem ouvidos nas respectivas Comarcas. O sistema vai permitir que as audiências sejam feitas do próprio complexo de unidades de internação”, frisou o desembargador.

Na ocasião, o diretor da Diati, José Baptista, fez uma demonstração de como o sistema funciona na 17ª Vara Criminal. “O sistema de videoconferência do Tribunal de Justiça de Alagoas é uma referência nacional e vai dinamizar a realização de audiências nas unidades de internação”, ressaltou.

Uma nova reunião sobre o tema será realizada no dia 06 de outubro, na sede da Corregedoria-Geral da Justiça.

A reunião contou também com a participação dos juízes da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij), Alberto de Almeida e Laila Kerckhoff, da secretária executiva para assuntos internos da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), Juliana Oliveira e do Coronel Ataíde, representante da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese).