Estabelecimento comercial é autuado por lançamento irregular de efluentes
Após denúncias da população, fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) autuaram, nessa segunda-feira (27), um estabelecimento comercial, localizado no Centro de Maceió, por lançamento irregular de efluentes. A equipe de fiscalização já havia verificado o local na última semana e constatado o transbordo de esgoto in natura nas galerias de águas pluviais da Prefeitura, o que configura crime ambiental.
Com a finalidade de comprovar a irregularidade, fiscais inseriram pigmento vermelho para confirmar o destino final dos efluentes. Constatado o crime, o estabelecimento recebeu um auto de infração e uma notificação com o prazo de regularização de até 48h.
“Retornamos para verificar se o problema foi solucionado e aparentemente não há mais lançamento de resíduos nas galerias, porém, solicitei novas documentações, como o projeto hidrossanitário da loja, para anexar na licença do local. Se houver reincidência, iremos interditar o comércio”, disse Hugo Rodrigues, diretor de licenciamento ambiental da Sedet,
O estabelecimento infringiu o Código Municipal de Meio Ambiente, no artigo 178, inciso 20, que estabelece crime por efetuar despejo de esgotos ou outros resíduos poluentes na rede de coleta de águas pluviais. Ficou estabelecida uma multa de aproximadamente R$ 25 mil.
A Secretaria reforça que a população deve comunicar à Sedet qualquer tipo de denúncia que possa representar crime ambiental. Os técnicos do órgão trabalham diariamente, atendendo ocorrências. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 3315-4747 ou na sede do órgão, na Avenida Governador Afrânio Lages, 297, no Farol, de 8h às 14h.
Veja também
Últimas notícias
Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo na próxima semana
Nikolas Ferreira reage à cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Justiça fiscal e proteção social: Governo de Alagoas reafirma compromisso com os mais pobres
Entidades do setor produtivo voltam a alertar para impacto do aumento de impostos em AL
MPAL, MPF e DPE exigem ações da Sesau para promover equidade racial na saúde
Rede pública de Alagoas terá monitoramento pós-parto com projeto de Cibele Moura
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
