Saúde

Quase metade dos maceioenses de 16 a 25 anos tem HPV, revela Ministério da Saúde

A pesquisa foi realizada em 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal

Por 7 Segundos Maceió com Assessoria 28/11/2017 10h10
Quase metade dos maceioenses de 16 a 25 anos tem HPV, revela Ministério da Saúde
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o HPV, que é transmitido sexualmente, é a principal causa de câncer de colo de útero e pênis. - Foto: Ilustração

Maceió é a terceira cidade com menor prevalência do Human Papiloma Virus (HPV), que atinge a pele e mucosas, podendo causar câncer de colo de útero e outros tumores. A prevalência estimada da doença na capital foi de 45,1%. A estimativa é de um estudo epidemiológico feito pelo Ministério da Saúde, divulgado nessa segunda-feira (27).

A pesquisa foi realizada em 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. Do total de pessoas que participaram do estudo (7.586 entrevistados), 2.669 foram analisadas para tipagem de HPV. Das pessoas testadas, a prevalência estimada de HPV foi de 54,6 %, sendo que 38,4 % destes participantes apresentaram HPV de alto risco para o desenvolvimento de câncer.

A capital que apresentou maior prevalência foi Salvador, com 71,9%. Já Recife apresentou a menor taxa, 41,2 %. 

O estudo é uma parceria do Ministério da Saúde, o Hospital Moinhos de Vento (RS), a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade de São Paulo (Faculdade de Medicina (FMUSP) - Centro de Investigação Translacional em Oncologia), Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Secretarias Municipais de Saúde das capitais brasileiras e Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. 

PERFIL 
A população do estudo foi composta por 5.812 mulheres e 1.774 homens, sendo a média de idade de 20,6 anos. A maioria das entrevistas era composta de indivíduos que se autodeclararam pardos (56,6 %), seguido de brancos (23,9 %) e pretos (16,7 %). Apenas 111 indivíduos se autodeclararam amarelos (1,7 %) e 74 indígenas (1,2 %).