É novo na cidade e quer se virar sozinho? Veja a lista de apps mais indicados
O 7Segundos preparou uma lista de aplicativos úteis e fáceis de baixar e usar

Já imaginou chegar sozinho em uma cidade desconhecida e perceber que se a viagem tivesse sido melhor planejada isso poderia te livrar de certos apuros? Pois é, com as férias de final de ano e a chegada do verão, muitos turistas chegam afobados a Maceió e só quando estão em solo alagoano se dão conta de que ter acesso a algumas informações básicas poderiam facilitar as coisas.
Com tanta tecnologia ao nosso redor e cabendo tudo na palma da mão, o 7Segundos resolveu dar aquela forcinha aos aventureiros e fez uma lista dos aplicativos mais bacanas para você se virar sozinho e descobrir lugares e serviços que vão te ajudar a se sentir mais seguro para explorar nossa cidade.
Confira os aplicativos que vão te deixar passear pela cidade sem se perder, nossos espaços de lazer, comida regional, conheça o Quiz Alagoas e aprenda brincando sobre a história da cidade e seja apresentado ao aplicativo alagoano mais famoso e premiado internacionalmente, Hand Talk, criado especialmente para surdos-mudos.
Entre nessa onda e tecle sempre!
Mobilidade
O Nativoo – Guia Maceió
É um app criado especialmente para turistas. Com ele você pode criar seu próprio roteiro de viagem, programar passeios turísticos por todo estado e encontrar os melhores restaurantes, hotéis, atrações turísticas e passeios em Maceió. Além de dar de ofertas promocionais na rede hoteleira, o Nativoo indica as atrações turísticas mais visitadas do momento. Com o Guia Maceió, criado pelo grupo Nativoo, o próprio usuário pode criar seu itinerário de passeio pela capital alagoana e por todo o estado. Tudo baseado nos seus gostos. Disponível na versão Android e dispositivos iOS.
Funciona bem.
Moovit
Presente em mais de 1.200 cidades, é o app número um de transporte público do mundo e já está disponível em Maceió. Através dele é possível encontrar as linhas e estações de ônibus e do VLT. Conferir também os horários de partida e as previsões de chegada, alertas de serviço e rotas detalhadas no mapa, para saber exatamente como chegar a qualquer lugar de Maceió. Ele também informa sobre a melhor linha e até o melhor meio de transporte para chegar às atrações mais visitadas e às avenidas mais populares da capital alagoana, tudo isso utilizando apenas transporte público. Um alívio para o bolso do turista, que pode pagar menos e conhecer mais. O Moovit pode ser acessado pela versão online e também está disponível para android e dispositivos iOS. Funciona bem.
Cittamobi
Desenvolvido em solo alagoano, o Cittamobi é uma plataforma lançada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito ( SMTT) de Maceió. Com o Cittamobi, turistas e nativos podem conferir as linhas, as paradas e horários dos coletivos de Maceió. O app serve só para quem quer pegar ônibus. Tem a versão online e disponível para Android e dispositivos iOS.
Funciona bem.
Alimentação
Abrafood
Na hora que bater aquela fome é só acessar o Abrafood. Se você não quer sair da comodidade do seu hotel ou pousada, mas a barriga tá roncando, fica tranquilo. Além do iFood, conhecido nacionalmente, a novidade no ramo de delivery na capital alagoana é o Abrafood. Lançado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o aplicativo, que já funcionava em outras capitais do país, começou a funcionar em Maceió no dia 19 de dezembro de 2017.
O app é gratuito e os consumidores não pagam taxa de entrega. Integram o app 18 bares e restaurantes associados da Abrasel/AL: Fusion, Boss, Empório do Horto, Big Pastelito, Imperador dos Camarões, Dooper, Vivenda do Camarão, Margheritta Pizzaria, Forneto, Kaskão, Sabatelli, Frango Americano, Kansai, Tomate Caqui, Sanduba do Careca, Chino Pop, Montagus e La Rosa Mexicana.
O app chegou à capital alagoana oferecendo benefício para o bolso dos consumidores e dos empresários. Para o presidente da Abrasel/AL, Thiago Falcão, o principal benefício é que o Abrafood não cobra percentual sobre as vendas, ou seja, reduz expressivamente o custo operacional do delivery, livrando os associados de taxas abusivas cobradas por outras plataformas desse segmento. E quem ganha com isso é você. A Abrasel afirmou ao 7Segundos que o app manterá promoções permanentes para usuários do Abrafood, disponível tanto para dispositivos iOS quanto para Android, além de ser seguro e prático de usar.
Funciona bem.
Lazer
CineMaceió
Se você está de passagem por Maceió ou Arapiraca, no Agreste de Alagoas, e não quer perder aquele filme que está em cartaz, agora ficou mais simples e prático com o aplicativo CineMaceió. Com ele é possível checar, de forma prática, fácil e sem precisar sair do seu conforto, os horários das sessões de todos os filmes que estão em cartaz nas salas de cinemas em Alagoas. O CineMaceió foi lançado em 2016 e está disponível para Android e dispositivos iOS.
Funciona bem.
Aplicativos Alagoanos
Costa dos Corais – Alagoas
Alguns aplicativos que entram na nossa lista dos melhores e mais seguros não foram desenvolvidos apenas para Alagoas, mas por alagoanos. Viciado em apps, o 7Segundos escolheu o nosso ‘queridinho’.
Lançado pela Costa dos Corais Convention & Visitors em 2015, a plataforma é um guia online e o mais incrível, funciona mesmo sem conexão com a Internet. Ele leva nosso troféu de mais ‘queridinho’ e completo app alagoano.
Nele são encontrados diversos dados e informações sobre Alagoas: praias e outros atrativos turísticos, galeria de fotos de lugares paradisíacos, dicas de hospedagens e restaurantes, além de serviços e dicas de compras para alimentos e produtos da terra.
O diferencial, além de poder usá-lo sem acesso à Internet, é que ele traz informações sobre a região da Costa dos Corais. Com esse app dá para encontrar notas sobre a Área de Proteção Ambiental (APA), sobre o Conventions e Visitors Bureau, além do Comitê Ambiental da Costa dos Corais Convention e até mesmo sobre o Prêmio Braztoa de sustentabilidade. Ele oferece a turistas e nativos noções básicas de sustentabilidade, proteção e preservação do meio ambiente e da região onde vivemos.
Também tem disponível referências básicas dos municípios que se destacam na Costa dos Corais, como: curiosidades, onde se localiza e como é a gastronomia. O usuário ainda pode conferir a tábua de maré, o mapa da região e informações sobre o Festival da Lagosta, muito famoso no Litoral Norte.
Ainda dá para conferir o contato de algumas agências de turismo e receptivos que fornecem serviços para a região Norte e até a sintonia de rádio locais.
Ainda tem dicas gerais de opções de lazer, onde e o que comprar. Mas não é só isso, ele também informa números de telefones locais em casos de emergências e para a sua segurança, além dos contatos para serviços de saneamento e energia, serviço de correio e cartório, de transporte terrestre e até aéreo. Quer mais? Ainda tem informes sobre Disque Denúncia e Proteção à Infância, através do Disque Direitos Humanos.
Ah, quase esquecemos, o app está disponível nas plataformas Android e IOS e funciona bem demais.
Turismo Alagoas
O aplicativo foi lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Alagoas (Sedetur) em 2016. Ele permite acessar os horários de funcionamento de bares e restaurantes, a localização de hotéis e pousadas e descobrir como chegar até os pontos turísticos alagoanos, além de informações sobre o artesanato local. É mais uma ferramenta que auxilia na estadia do turista que visita o Estado. Disponível nas plataformas IOS e Android.
A equipe técnica da Sedetur também recomenda aos leitores do 7Segundos, os aplicativos "Visite Alagoas", da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH/AL) que também indica hotéis, passeios e destinos.
Funciona bem.
Quiz Alagoas
Se você é um turista do tipo ‘nerd’ você vai adorar o Quiz Alagoas. Criado por alunos da rede pública estadual, o Quiz Alagoas é um jogo de perguntas e respostas, onde é possível aprender sobre a história de Alagoas brincando. O game foi desenvolvido pelos estudantes Wallysson Rodrigues dos Santos, Ana Carolina Lopes Ferreira, Alessandro Gomes dos Santos, Rodrigo Tenório de Oliveira, Ane Caroline da Silva Fagundes e Erika de Araújo, Carlos dos Santos, estudantes do curso técnico de informática da Escola Estadual José Aprígio Vilela (EJAV), de município de Teotônio Vilela.
O aplicativo foi resultado de um Projeto Integrador (P.I) dos alunos de informática. Os estudantes tiveram cerca de três meses para finalizar o game que teve como tema os 200 anos de Alagoas.
“Eu me sinto realizado ao saber que pessoas possam jogar e aprender”, relata um dos criadores ao 7Segundos, contente com a possibilidade de turistas aprenderem mais sobre Alagoas com o aplicativo que ele ajudou a criar.
Nós conversamos com a diretora da EJAV, Lena Regina, que nos contou da alegria de incentivar projeto dessa natureza para os alunos, que continuará incentivando e que outros apps estão sendo desenvolvidos. “A apresentação (do aplicativo) foi belíssima. Fiquei muito emocionada com a empolgação deles”, contou a diretora
No momento, o quiz está disponível apenas na plataforma Android, mas a meta dos estudantes é expandi-lo também para as plataformas iOS e Windows.
Funciona bem.
Hand Talk
Por último, e não menos importante, o Hand Talk, aplicativo criado por alagoanos, reconhecido e usado internacionalmente. Em 2013 ele foi escolhido como o melhor aplicativo do ano na categoria Inclusão Social do prêmio WSA-Mobile, durante concurso promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
O app foi lançado por três jovens alagoanos: Ronaldo Tenório, Carlos Wanderlan e Thadeu Luz, no mesmo ano em que foi premiado. O Hand Talk é um app de inclusão social, no qual o carismático e intérprete desenho em 3D, que recebeu o nome de Hugo, faz a tradução simultânea de texto e voz para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, são mais de 360 milhões de pessoas com deficiência auditiva no mundo. No Brasil, esse número é de quase 10 milhões de pessoas - cerca de 5% da população brasileira - segundo o Censo 2010, do IBGE.
Além de traduzir conteúdos para Libras ele também está presente em uma sessão educativa chamada Hugo Ensina, com uma série de vídeos que transmite a crianças e adultos expressões e sinais em Libras.
Muito mais do que um aplicativo, a plataforma aproxima pessoas através da tecnologia e da comunicação, é um meio de inclusão usado em usado em salas de aula ou em qualquer lugar por meio de celular ou outras mídias móveis.
O Hand Talk é gratuito e está disponível para dispositivos Android e iOS.
Funciona bem.
INVESTIMENTO
Com o mercado de aplicativos em expansão, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) afirma ao 7Segundos que tem buscado estimular na população em geral o interesse pela tecnologia e inovação. “Entre as ações principais está o nosso Polo de Tecnologia da informação que está sendo edificado no bairro do Jaraguá. Com isso buscamos criar um ambiente favorável à inovação tecnológica onde startups possam desenvolver suas ideias e alavancar o desenvolvimento de Alagoas por meio da tecnologia” afirma o secretário da pasta, Regis Cavalcante.
Veja também
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
