Em três anos, 50 lixões foram encerrados nos municípios alagoanos
Com o encerramento dos lixões, os municípios também devem construir um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas
Nos últimos três anos, 50 municípios alagoanos encerraram as atividades dos lixões e passaram a destinar corretamente os resíduos gerados pela população. As últimas cidades que se adequaram à legislação foram Chã Preta, que passa a destinar os resíduos para Central de Tratamento de Pilar (CTR Metropolitano), e Jaramataia, que envia para o aterro sanitário Cigres, situado em Olho d´Água das Flores, no região do Sertão.
Para o titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Alexandre Ayres, o governo vem conseguindo atingir seus objetivos ao fechar, em parceria com os municípios, os lixões que por muito tempo receberam todo o tipo de resíduo de forma desordenada e altamente prejudicial ao meio ambiente.
“Desde 2015, iniciamos um planejamento para encerrar os lixões. Até o final de 2017, 40 deles foram fechados. Iniciamos 2018 com a mesma proposta e chegamos ao número de 50 lixões finalizados. Um grande avanço na Política Estadual de Resíduos Sólidos”, avalia Alexandre Ayres.

Ainda segundo o secretário Alexandre Ayres, a Semarh vem atuando, com todos os embasamentos legais para chegar ao fim de 2018 com os municípios alagoanos gerindo responsavelmente os resíduos sólidos. “A meta é acabar de vez com os lixões no Estado”, complementa.
Com o encerramento dos lixões, os municípios também devem construir um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, que precisa ser alinhado com o Instituto do Meio Ambiente (IMA).
Municípios sem lixões
As cidades do interior alagoano que encerraram seus lixões e passam a destinar adequadamente seus resíduos são Olho d’Água das Flores, Batalha, Senador Rui Palmeira, Carneiros, Monteirópolis, São José da Tapera, Olivença, Santana do Ipanema, Belo Monte, Pão de Açúcar, Maravilha, Palestina, Cacimbinhas, Dois Riachos, Major Izidoro, Poço das Trincheiras, Ouro Branco, Jacaré dos Homens e Jaramataia, na região do Sertão.
No Agreste, as cidades são Arapiraca, Limoeiro de Anadia, Coité do Nóia, Igaci, Taquarana, Craíbas, São Sebastião, Lagoa da Canoa, Junqueiro, Feira Grande, Girau do Ponciano, Olho D’água Grande, Paulo Jacinto, Traipu, Campo Alegre, Teotônio Vilela, Tanque D’arca e Quebrangulo.
Os municípios da Região Metropolitana também encerraram os lixões. São eles: Pilar, Santa Luzia do Norte, Atalaia, Marechal Deodoro, Satuba, Messias, Mar Vermelho, Rio Largo, Coqueiro Seco, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Pindoba e Chã Preta.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
