Arquivo Público de Alagoas se torna um dos mais modernos do Nordeste
Diversos curso serão ofertados entro os dia 5 a 9 de março
O Arquivo Público de Alagoas (APA) busca sempre melhorias e qualificação para que seu corpo técnico possa oferecer um trabalho diferenciado à sociedade alagoana, que tem no acervo do órgão uma fonte de informação.
Entre os dias 5 e 9 deste mês, nas dependências do prédio, no bairro Jaraguá, acontece o Curso de Técnicas de Conservação e Restauro de Acervos Arquivísticos e Bibliográficos.
O curso faz parte do projeto de modernização do APA, uma parceria do Programa de Pesquisa para Políticas Públicas da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), em parceria com o Gabinete Civil do Estado.
A facilitadora, Vania Lucia Freitas Cândido, é historiadora e técnica em restauração e conservação de acervos pela Fundação Joaquim Nabuco. De acordo com a superintendente do APA, Wilma Nóbrega, o curso é composto por diversas etapas e traz novas técnicas para a preservação de documentos.
“Estamos capacitando o quadro de servidores e bolsistas do Arquivo Público de Alagoas para o uso de equipamentos específicos e de novas técnicas para preservação, conservação e restauro dos acervos arquivísticas e bibliográficos. O presidente da Fundação Casa Penedo, Francisco Alberto Sales, esteve presente e ficou encantado com nosso trabalho e curso,” comemorou.
Nos próximos dias do curso será ensinado como ‘dar banho no papel’. “É um processo bem interessante. É uma técnica de restaurar documentos, faltando algumas partes. Enquanto manualmente é realizado apenas um por vez, no equipamento MOP, um dos únicos do Nordeste, é possível fazer com até cinco documentos ao mesmo tempo,” finalizou a superintendente.
Veja também
Últimas notícias
Carreta com carga avaliada em 1,5 milhão é interceptada na rodovia AL-220, em Arapiraca
Milenaverso: como Milena virou desenho animado fora do BBB 26
“Acelera freando”: veja o que há por trás do vídeo que viralizou em MG
Mãe viraliza ao transformar marmita dos filhos em obras-primas; veja
Homem é preso por tráfico de entorpecentes no bairro Canafístula, em Arapiraca
Advogado encontrado baleado na casa dos pais morre no HGE em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
