Autoridades discutem falta de vagas no Sistema Penitenciário de Alagoas
Autoridades concordaram que é necessária a criação de mais vagas, sob pena de comprometimento da estabilidade do Sistema

Em reunião nesta segunda-feira (9), a Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas e o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) discutiram a alimentação da versão 2.0 do Banco Nacional de Mandados de Prisão, além da situação do sistema prisional em Alagoas, especialmente a falta de vagas.
Diversos magistrados relacionados à área, e o secretário estadual de Ressocialização, coronel Marcos Sérgio, participaram da reunião. As autoridades concordaram que é necessária a criação de mais vagas de presídios, sob pena de comprometimento da estabilidade do Sistema.
O presidente do TJ/AL, Otávio Leão Praxedes, ressaltou que a audiência foi solicitada pelo próprio governador Renan Filho, para favorecer a integração entre o Poder Judiciário e o Estado. “Há uma cobrança muito grande, e precisamos desse entrosamento até para cumprir as metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”.
Os magistrados apontaram a existência de verbas do Fundo Penitenciário, enviadas ao Estado pelo Ministério da Justiça, que podem ser usadas para a construção de estabelecimentos prisionais.
Banco de Mandados
O desembargador Celyrio Adamastor, supervisor do GMF, informou que o Judiciário de Alagoas já concluiu 95% da alimentação dos mandados da versão anterior do Banco Nacional de Mandados de Prisão, para a versão 2.0.
“Realizamos o trabalho em apenas uma semana e meia, um tempo recorde em relação aos outros estados, e o CNJ quer saber como isso foi feito”, disse o desembargador supervisor. O juiz auxiliar da Presidência do CNJ Júlio Ferreira de Andrade virá a Maceió nesta terça-feira (10), para uma reunião no Tribunal, às 14h.
Participaram da reunião os juízes Josemir Pereira, José Braga Neto, Alberto Almeida, André Avancini, Ygor Figueirêdo, Maurício Brêda, Hélio Pinheiro e Diego Dantas (representando a Corregedoria Geral de Justiça).
Veja também
Últimas notícias

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca

Inscrições abertas oficina de construção de foguetes em Arapiraca

Após ser absolvido, Daniel Alves recupera passaportes e já pode voltar ao Brasil

Mulher que matou filhos com ‘chumbinho’ tentou intoxicar marido

Governo de Alagoas marca presença no Infra Nordeste GRI 2025 com debate sobre saneamento

Turista dos EUA é preso por tentar se aproximar de tribo isolada em ilha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
