MP deve investigar suspeita de maus-tratos a criança de dois anos
Bebê estava desidratado quando foi resgatado pelo Conselho Tutelar
O Conselho Tutelar de União dos Palmares foi acionado no último sábado (07) para averiguar a denúncia de que um bebê de dois meses havia sido abandonado em um prostíbulo. Ao chegar no local, situado no bairro Alto Cruzeiro, os conselheiros perceberam que a criança não havia sido abandonada, mas que apresentava sinais de maus-tratos.
O bebê foi levado para uma unidade de saúde naquela cidade e lá foi constatado que o menino estava desidratado. O 7Segundos entrou em contato com conselheiro Alexandre Campos que esclareceu que a mãe do menor trabalha no local como garota de programa e estava embriagada no momento em que o bebê foi resgatado.
“Nós levamos ele para o hospital no sábado e ele ficou lá também no domingo. A mãe residia em Maceió, mas conseguiu comprovar mudança recente para União. Não se trata de um caso de abandono por que o bebê fica com uma mulher que mora perto da nova casa da mãe. Ela paga uma quantia a cuidadora, mas a criança estava muito debilitada. Passamos o caso para o Ministério Público, através da promotoria da cidade, que deve investigar se se trata de um caso de maus-tratos e verificar a questão do prostíbulo na cidade” explica o conselheiro.
Durante consulta no fim de semana, os médicos plantonistas detectaram que o menino também tem uma hérnia. O bebê não tinha registro de nascimento e nem cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Toda a documentação foi providenciada pelo Conselho Tutelar.
Depois de ser atendido, o bebê ficou por dois dias na sede do Conselho Tutelar de União dos Palmares, mas foi devolvido à mãe. O Conselho deve acompanhar o caso.
Situações semelhantes ou que envolvam vulnerabilidade de crianças e adolescentes devem ser denunciadas ao Conselho Tutelar da cidade através do telefone 3281-1734 ou do Disque 100.