Juízes destacam contribuição de Nelma Padilha ao Judiciário de Alagoas
Enterro aconteceu na tarde de ontem (22), no Parque das Flores; desembargadora foi a primeira mulher a ser juíza de Alagoas
Familiares, magistrados e autoridades prestaram as últimas homenagens à desembargadora Nelma Padilha, que faleceu no sábado (21), em decorrência de um câncer. O enterro aconteceu na tarde de ontem (22), no Cemitério Campo Santo Parque das Flores, no Tabuleiro dos Martins, em Maceió.
A desembargadora Nelma Padilha foi a primeira mulher de Alagoas a alcançar o cargo de juiz de Direito, exercendo a judicatura a partir de junho de 1976, na Comarca de Porto de Pedras, onde permaneceu até 1978, passando pelas comarcas de Paulo Jacinto, Piaçabuçu, Pão de açúcar, Palmeira dos Índios e Pilar.
A juíza Lorena Sotto-Mayor destacou o exemplo que a desembargadora representou em sua atuação jurisdicional. “Ela foi de uma generosidade inesgotável e carinho conosco. Ela era muito acessível, e é por conta disso que a nossa turma a via como a nossa mãe na magistratura. Seus filhos se despedem com saudade e com orgulho, e terão sempre lindas lembranças suas e vão buscar em sua memória honrar a grande juíza e a grande pessoa que ela foi”, disse emocionada a magistrada.
Para o presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), Ney Alcântara, Nelma Padilha é uma referência não só no Poder Judiciário alagoano, mas no âmbito nacional. O juiz contou ainda que lideranças da magistratura de todo o país prestaram condolências a toda a família, ao tomarem conhecimento do falecimento da desembargadora.
“Ela ingressou na magistratura, onde passou por todo o interior alagoano, chegou ao Tribunal de Justiça e liderou a nossa Almagis. Ela tem referências dentro da instituição como uma presidente que sempre zelou pelo carinho e pela união de todos. Então, nós temos a Nelma como um modelo do Poder Judiciário, jurisdicional e administrativo. É uma perda irreparável para Alagoas”, destacou.
Na ocasião, o secretário de Comunicação do Estado, Ênio Lins, representou o governador Renan Filho e também ressaltou as contribuições da desembargadora para Alagoas. “Em nome do governador, eu quero salientar a homenagem do Poder Executivo à magistratura alagoana, na figura da desembargadora Nelma Padilha, a primeira mulher de Alagoas que alcançou todos os graus da magistratura com base no seu trabalho reconhecido, com uma história impecável”.
Trajetória
Nelma Padilha chegou à 3ª entrância em dezembro de 1992. Em 2009, pelo critério de antiguidade, ascendeu ao Tribunal de Justiça de Alagoas, como desembargadora. Foi empossada no cargo de vice-presidente da Corte alagoana em 2 de fevereiro de 2011, assumindo também a presidência da Seção Especializada Cível. Ela se aposentou em agosto de 2012, após 36 anos de atividade judicante.
Veja também
Últimas notícias
Como jovem que diz ser Madeleine McCann usou ChatGPT para “provar” DNA
Maceió registra 2.636 casos de sífilis em 2025; SMS reforça alerta sobre prevenção
Bebê é vista 'dando soco' na mãe durante exame de ultrassom: 'Personalidade forte'
Prefeitura de Maceió orienta sobre o descarte correto de resíduos da construção civil
Vítima de atentado na Feira da Troca, em Arapiraca, morre no Hospital de Emergência
Polícia Militar apreende três armas e 6,5kg de maconha em Olho D’Água Grande
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
