Servidores da Educação de Maceió param atividades na próxima segunda (14)
Categoria está em campanha salarial reivindicando o reajuste do piso
Em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (11), na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), servidores da Educação decidiram realizar um dia de paralisação na próxima segunda-feira (14), e marcaram uma vigília de luta em frente à Secretaria Municipal de Gestão (Semge), onde será realizada uma audiência do Sinteal com representantes da Prefeitura de Maceió. A categoria está em campanha salarial reivindicando o reajuste do piso, e exigindo que seja implantado a todos os trabalhadores da Educação, de todos os níveis de escolaridade.
A audiência com a prefeitura estava marcada para esta sexta (11), por isso a agenda de lutas previa uma vigília. No entanto, o Sinteal foi informado no final da tarde de ontem que a audiência seria transferida para o dia 14. “Estão tentando desmobilizar a categoria, demoram para definir o local da audiência, remarcam em cima da hora, tudo para que a luta seja dificultada. Mas não vai funcionar, estamos em estado de greve e vamos continuar fazendo a luta!”, disse Célia Capistrano, vice-presidenta do Sinteal.
Com database em janeiro, servidores da rede municipal de educação exigem respostas da prefeitura de Maceió. Desde o início do ano, o Sinteal já realizou assembleias, atos públicos e paralisações cobrando respostas da prefeitura. A campanha de 2018 acabou se acumulando com a de 2017, já que até agora não surgiu nenhuma proposta de reajuste sobre o ano passado e o assunto está sendo discutido na justiça.
A presidenta do Sinteal explica que a luta não começou agora. “Ano passado a categoria se mobilizou, fez a luta, e foi repreendida pela justiça. A negociação foi judicializada e estamos até hoje debatendo nosso reajuste. Chegamos a outra database e continuamos sem resposta. Quem vai pagar pelas perdas que nós, trabalhadores e trabalhadoras da educação estamos acumulando? É esse o tratamento que a educação merece?”, questiona ela.
Depois de discutir coletivamente quais os próximos passos da luta, a plenária decidiu manter a proposta de vigília para acompanhar a audiência no dia 14, e construir uma assembleia conjunta com outros servidores do município de Maceió, com o indicativo de data para o dia 21 de maio.
Veja também
Últimas notícias
Arraiá da Assistência reúne mais de 500 pessoas e destaca serviços desenvolvidos em São Sebastião
Cabo Bebeto defende penas mais rígidas para agressores de mulheres e critica impunidade
Três Copas depois: Vídeo de mãe com os filhos emociona torcedores brasileiros
Investigação descarta premeditação, mas indicia policial por assassinato de colegas em AL
Virginia tromba com Anna Wintour em Nova York e registra encontro
Movimentos sociais repudiam indicação do caso Braskem a prêmio do Ministério Público
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
