Alagoas

Alagoanos retornam ao Estado após serem submetidos a trabalho escravo

Grupo de 36 homens foi localizado em uma fazenda de café na Bahia

Por 7Segundos com Bahia Dia a Dia 22/05/2018 16h04
Alagoanos retornam ao Estado após serem submetidos a trabalho escravo
Trabalhadores denunciam trabalho análogo ao escravo em fazenda de Café - Foto: Bahia Dia a Dia

Começam a retornar para Alagoas o grupo de homens que foi flagrado em uma fazenda de café na cidade de Porto Seguro, na Bahia, submetidos a trabalho escravo, nesta segunda-feira (21).

De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT-BA), as equipes de fiscalização chegaram ao local após uma denúncia do serviço de Assistência Social da cidade vizinha de Itabela que recebeu os trabalhadores.

O grupo contou que saíram da cidade alagoana com a promessa de trabalhar na propriedade rural. A proposta dava direito a alojamento, material de trabalho, alimentação e remuneração de até R$100 por dia.

Segundo os trabalhadores, assim que chegaram à propriedade eles perceberam as condições precárias em que estavam. Eles dormiam em colchões no chão, o banheiro estava quase inutilizável e as compras feitas para os trabalhadores não foram entregues.

Os alagoanos ainda informaram que a propriedade não assinou a carteira de trabalho e também não deu nenhuma satisfação dos benefícios trabalhistas.

Após diversas queixas e desentendimento com o gerente da fazenda, os trabalhadores afirmaram que foram levados para Itabela e deixados na cidade sem nenhum dinheiro para passagem e com fome. Então, resolveram procurar a Assistência Social do município, lá eles receberam apoio e alimentação.