Prefeito institui ano de Valorização dos Direitos Humanos do Idoso
O Prefeito Rui Palmeira instituiu o ano de 2018 como “Ano de Valorização dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa”. A Lei n° 6.756, de autoria da vereadora Tereza Nelma, foi publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (01) e é comemorada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), uma vez que fortalece as políticas públicas voltadas ao idoso.
Com a Lei, fica instituído que as Secretarias Municipais deverão fomentar ações de valorização e divulgação no âmbito das competências dos Direitos Humano dos Idosos, por meio de campanhas publicitárias, palestras e articulação com organizações da Sociedade Civil, Poder Legislativo e Judiciário.
Segundo o coordenador dos Direitos da Pessoa Idosa da Semas, Crismédio Neto, essa Lei é de extrema importância para o reconhecimento do potencial dos idosos. “Maceió é uma das capitais com o maior numero de idosos do Brasil, então uma ação como essa demonstra a valorização por essas pessoas, além de incentivar novas iniciativas em prol do idoso”, disse o coordenador.
Ainda segundo Crismédio, a Semas já tem uma agenda programada com ações de valorização da pessoa idosa, começando no próximo dia 07 de junho com a campanha 60+, que pretende orientar sobre os direitos dos idosos. “É preciso que os idosos estejam atualizados sobre seus direitos. A campanha tem esse objetivo, de informar e realizar uma ação que dê bons resultados no futuro”, completou.
Para a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, com a sanção da Lei, o prefeito Rui Palmeira reforça o compromisso com os idosos da Capital. “A Semas trabalha a valorização do idoso diariamente por meio dos Cras [Centros de Referência de Assistência Social] e Creas [Centros de Referência Especializado de Assistência Social], promovendo qualidade de vida através da garantia de direitos. Em abril deste ano, o prefeito aprovou a criação do Fundo Municipal da Pessoa Idosa, e isso, junto com a instituição do ano de valorização do idoso, é um avanço na política pública voltada à pessoa idosa de Maceió”, enfatizou a gestora.
Fundo Municipal
O Fundo Municipal vai facilitar a captação, repasse e aplicação de recursos destinados ao desenvolvimento das ações de atendimento à pessoa idosa no município. Este recurso apoiará financeiramente programas, projetos, serviços e ações das entidades e instituições juridicamente organizadas e inscritas no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), voltadas para a promoção, proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa, assim como, o estudo, a pesquisa e a garantia dos direitos dispostos na legislação própria.
Veja também
Últimas notícias
Alimentação saudável no Carnaval ajuda a prevenir problemas de saúde, alerta nutricionista
Mais de 147 mil Carteiras de Identidade aguardam retirada no Instituto de Identificação de Alagoas
Rede estadual abre período de matrícula para vagas remanescentes nesta quarta-feira (4)
Cobrança ilegal por concessionária é interrompida no Pilar após ação do MPAL
Criança de 5 anos é a 16ª vítima do capotamento de ônibus com romeiros na AL-220
Secult divulga resultado preliminar de habilitação do Prêmio Carnaval 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
