Prefeito aciona Justiça contra comunicador e pede indenização de R$ 25 mil
O prefeito de São Miguel dos Campos, Pedro Ricardo Alves Jatobá, o Pedoca (DEM), entrou com um processo por danos morais contra o comunicador e digital influencer, Ivanildo Marques, autor do canal Áudios na Mira. Na ação, o prefeito pede que o comunicador pague uma indenização de 25 mil reais, além da retirada de seu canal dos áudios motivadores do processo.
Trecho do processo alega que a medida tem “caráter pedagógico e preventivo do dano moral” e que se faz necessária uma “sanção exemplar, afim de que o comportamento recalcitrante do réu, o qual transpassa a crítica pública para atingir a hora pessoal do autor e de sua família seja desestimulada”.
O processo cita trecho de um áudio gravado pelo comunicador da música O Prefeito, de Tom Oliveira, que traz estrofes como: “:... Se eu ganhar para prefeito/É o mesmo "Deus nos acuda"/...Trago um conjunto da Bahia (ai ai ai)/Pago mais do que ele merece (ui ui ui)/Se pagar 100 digo é 500/..”, e que seria uma analogia, insinuando que Pedoca teria firmado contratos superfaturados.
Pedoca
O prefeito foi multado recentemente por negar informações públicas de acordo com a Lei de Acesso à Informação. No último dia 16 de maio, o Tribunal de Contas acatou denúncia contra a gestão municipal e Corte de Contas deve investigar possíveis irregularidades no Portal da Transparência de São Miguel dos Campos.
O Ministério Público de Contas de Alagoas, por meio da sua 2ª Procuradoria de Contas, emitiu parecer reconhecendo que a denúncia formalizada por um morador de São Miguel dos Campos junto ao Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL), atende aos requisitos legais e pode ser recebida na classe das representações, o que autoriza a abertura de procedimento administrativo para apuração dos fatos narrados.
No mesmo parecer, aproveitando sugestão do denunciante formulada nos autos, de que o TCE/AL firmasse TAC (Termo de Ajustamento e Conduta) com os bancos para que fossem impedidos os chamados “saques na boca do caixa” das contas da Prefeitura, o Ministério Público de Contas destacou que tal conduta já é proibida pela Corte de Contas, conforme regulamentação contida na RN nº. 06/2013.
O processo, identificado como TC-4039/2017, segue agora para o Conselheiro Relator, solicitando que o plenário da Corte atenda aos pedidos apresentados pelo Ministério Público de Contas.
O comunicador teria emitido áudios divulgando fatos como os acima citados que teriam motivado o processo do gestor contra o digital influencer.
Sobre o assunto o influencer comentou: “em tempos de recorrentes avanços sobre os direitos constitucionais, a liberdade de expressão e a insistência por obscuridades nos atos públicos, mesmo com as constantes investidas dos órgãos fiscalizadores, fazem muitos homens públicos tentarem se valer da lei, ou mesmo induzir o operador do direito ao erro, para frearem as bocas denunciantes e encontrarem respaldos para condutas não democráticas”[sic].
O 7Segundos tentou contato com a assessoria da Prefeitura que nos relatou que o prefeito está em viagem, voltando da Marcha dos Prefeitos em Brasília, e que deve se pronunciar em breve sobre o assunto.
Veja também
Últimas notícias
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
