Irã pede que Coreia do Norte tenha “precaução” em reunião com EUA
Trump e Kim Jong-un devem se encontrar nesta terça-feira, em Singapura; Irã advertiu sobre "histórico de sabotagem e violação dos compromissos" dos EUA

O governo do Irã pediu nesta segunda-feira (11) à Coreia do Norte para atuar com “precaução” com os Estados Unidos, na véspera da reunião entre o presidente americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un.
Na entrevista coletiva semanal, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores iraniano, Bahram Ghasemi, advertiu aos dirigentes da Coreia do Norte sobre o “histórico de sabotagem e violação dos compromissos internacionais e bilaterais” dos Estados Unidos. “Especialmente desde que Trump assumiu o cargo, Washington sabotou os acordos internacionais e se retirou unilateralmente deles”, disse.
Como exemplo, ele citou a saída dos Estados Unidos, em maio, do acordo nuclear assinado em 2015 entre o Irã e seis grandes potências para limitar o programa atômico do seu país em troca da suspensão das sanções internacionais.
“Teerã acredita que o governo da Coreia do Norte deve atuar com precaução (…). Somos muito céticos sobre as intenções dos Estados Unidos”, afirmou.
Apesar de se mostrar “pessimista” sobre o encontro, Ghasemi enfatizou que o Irã apoia “a paz e a estabilidade” na Península da Coreia.
As delegações diplomáticas da Coreia do Norte e dos Estados Unidos se reuniram em Singapura nesta segunda-feira, pela última vez, para fechar a agenda da histórica reunião entre os líderes. O encontro está marcado para esta terça-feira (12), às 9h, no horário local (segunda-feira, às 22h, no horário de Brasília).
O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, afirmou que os Estados Unidos estão “preparados” para oferecer à Coreia do Norte garantias de segurança inéditas na história das negociações nucleares entre os dois países. (Com EFE)
Veja também
Últimas notícias

Mais de cinco mil peças publicitárias irregulares são apreendidas em Maceió

Prefeitura de Penedo inicia 3ª edição do Projeto Turismo do Saber

Secretaria do Trabalho garante recursos para o Sine Alagoas em Brasília

Circuito de Feiras da Agricultura Familiar movimenta Marechal Deodoro

Curso gratuito de Trilha Sonora para Cinema acontece no Complexo Cultural Teatro Deodoro

Sesau volta reforçar importância de manter atualizado esquema vacinal para evitar a Meningite
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
