Irã pede que Coreia do Norte tenha “precaução” em reunião com EUA
Trump e Kim Jong-un devem se encontrar nesta terça-feira, em Singapura; Irã advertiu sobre "histórico de sabotagem e violação dos compromissos" dos EUA
O governo do Irã pediu nesta segunda-feira (11) à Coreia do Norte para atuar com “precaução” com os Estados Unidos, na véspera da reunião entre o presidente americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un.
Na entrevista coletiva semanal, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores iraniano, Bahram Ghasemi, advertiu aos dirigentes da Coreia do Norte sobre o “histórico de sabotagem e violação dos compromissos internacionais e bilaterais” dos Estados Unidos. “Especialmente desde que Trump assumiu o cargo, Washington sabotou os acordos internacionais e se retirou unilateralmente deles”, disse.
Como exemplo, ele citou a saída dos Estados Unidos, em maio, do acordo nuclear assinado em 2015 entre o Irã e seis grandes potências para limitar o programa atômico do seu país em troca da suspensão das sanções internacionais.
“Teerã acredita que o governo da Coreia do Norte deve atuar com precaução (…). Somos muito céticos sobre as intenções dos Estados Unidos”, afirmou.
Apesar de se mostrar “pessimista” sobre o encontro, Ghasemi enfatizou que o Irã apoia “a paz e a estabilidade” na Península da Coreia.
As delegações diplomáticas da Coreia do Norte e dos Estados Unidos se reuniram em Singapura nesta segunda-feira, pela última vez, para fechar a agenda da histórica reunião entre os líderes. O encontro está marcado para esta terça-feira (12), às 9h, no horário local (segunda-feira, às 22h, no horário de Brasília).
O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, afirmou que os Estados Unidos estão “preparados” para oferecer à Coreia do Norte garantias de segurança inéditas na história das negociações nucleares entre os dois países. (Com EFE)
Veja também
Últimas notícias
MEC avalia realizar prova do Enem em outros países do Mercosul
Defesa de Bolsonaro vai entrar com novos recursos, mas já prepara laudos médicos para prisão domiciliar
Homem é preso pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e violência doméstica em Arapiraca
Há mais de um ano, médica que matou ex-marido denunciava abusos contra a filha em Arapiraca
Jovem casal é preso acusado de tráfico de drogas no município de Jundiá
Secretaria do Trabalho oferece mais de 2,5 mil vagas esta semana no Sine Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
