Cenário nacional confuso pode influenciar disputa em AL
Candidatos no Estado dependerão de nomes à presidência
Às vésperas do início da disputa eleitoral, a política brasileira vive um cenário confuso para a composição de alianças, a maioria dos partidos com candidato próprio ou que desejam participar de um novo governo estão deixando as convenções para os últimos dias do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral.
O problema é que a disputa para presidente acaba influenciando nos estados, já que os futuros candidatos ao Palácio do Planalto precisam de palanque regional. Assim como os candidatos ao Governo, Senado, Câmara e Assembleia precisam de um nome nacional para encabeçar suas propostas.
Os três maiores partidos do país, PT, PSDB e MDB, além da Rede, de Marina Silva, e do Podemos, de Álvaro Dias, marcaram seus encontros para 4 de agosto, na véspera do fim do prazo para realização das convenções. O PSB, que se divide entre o apoio ao PT e a Ciro Gomes (PDT), foi ainda mais longe e escolheu a data-limite, 5 de agosto.
É muito provável que os alagoanos conhecerão primeiro seus candidatos ao Governo e ao Poder Legislativo. Como já foi anunciando, o PSOL de Basile Christopoulos marcou para o dia 27 deste mês sua convenção estadual. O MDB de Renan Filho ainda não divulgou a data, mas deverá acontecer também no fim de julho.
Quem fica em situação complicada são os candidatos ao Senado como Biu de Lira (PP) e Rodrigo Cunha (PSDB) que estão sem palanque a nível estadual, sem um nome certo para os seus partidos, e dependerão de suas legendas em nível nacional.
Para apresentar os candidatos à Presidência da República ou anunciar o apoio a outras legendas, os políticos podem realizar suas reuniões entre 20 de julho e 5 de agosto.
Veja também
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
