Na Índia, inundações levam peixes aos corredores de um hospital
Mortes já chegam a 545 desde maio em consequência das chuvas
As chuvas de monção, que deixaram 545 mortos na Índia desde maio, provocaram uma inundação em um hospital do estado de Bihar (nordeste) onde foram encontrados peixes nadando pelos corredores.
Enquanto a água suja dominava o CTI do hospital universitário Nalanda de Patna, os pacientes se encolheram em suas camas para aguardar melhores condições. O parente de um dos enfermos conseguiu capturar um peixe.
"Uma parte do térreo foi inundada ontem (domingo) após a obstrução de um equipamento de drenagem pelas fortes chuvas", afirmou à AFP o diretor do hospital, Sitaram Prasad.
A desventura ilustra os problemas que as chuvas de monção provocam no país, com mortes e destruição a cada ano. De junho a setembro, dezenas de milhares de prédios e residências são inundados.
Mulher caminha por corredor alagado do Hospital Universitário de Nalanda, na Índia, no sábado (28) (Foto: AFP)
Desde maio, 545 pessoas morreram em consequência das chuvas, que afetaram direta ou indiretamente mais de um milhão de habitantes.
No estado de Uttar Pradesh, ao oeste de Bihar, os desabamentos de casas e muros provocaram quase 80 mortes desde a semana passada.
Os outros estados próximos também estavam em alerte e as autoridades retiraram 3 mil habitantes das zonas próximas ao rio Yamuna, afluente do Ganges, que superou o nível de alerta em Nova Délhi.
No estado de Haryana, muitos rios também estavam em seus níveis de alerta, segundo as autoridades. Gujarat (oeste) e Assam (nordeste) também foram afetados. Mais de 200 mil pessoas estão em acampamentos de socorro em Assam.
Mumbai, a capital do estado de Maharastra (oeste), registra problemas nos transportes, provocados pelas inundações.