Primeiro remédio para prevenir enxaqueca crônica é aprovado
Medicamento será liberado a partir de licença e poderá ser administrado pelos próprios pacientes em casa
Autoridades de saúde da União Europeia (UE) aprovaram a liberação do Erenumab, o primeiro medicamento feito para prevenir enxaquecas crônicas.Os pacientes que têm pelo menos quatro crises de dores por mês vão poder receber o remédio a partir de setembro deste ano, desde que consigam licença de profissinais médicos.
O medicamento, também conhecido como Aimovig, foi produzido para bloquear o receptor peptídico relacionado com o gene da calcitonina, que especialistas acreditam estar envolvido na ativação da enxaqueca.
Mais de 600 mil pessoas em todo o Reino Unido possuem enxaquecas crônicas. Atualmente, não há cura para a cefaleia, embora uma série de tratamentos esteja disponível para ajudar a aliviar os sintomas.
A fabricante Novartis disse que a droga é o primeiro e único tratamento licenciado especificamente para prevenir a enxaqueca. O remédio pode ser auto-administrado em casa uma vez por mês com uma caneta auto-injetora.
O remédio foi analisado em testes que buscavam reduzir pela metade o número médio de dias que os pacientes sofriam de enxaqueca em um 30 dias. “Achamos que essa decisão é maravilhosa, pois esse novo tratamento tem o potencial de ajudar muitas pessoas com enxaquecas crônicas e episódicas”, disse Wendy Thomas, diretora executiva da Migraine Trust, organização de apoio aos pacientes com exaqueca no Reino Unido.
“A enxaqueca é incrivelmente dolorosa e tem sintomas que incluem vômitos e distúrbios visuais, por isso, tê-la com frequência pode literalmente arruinar vidas. É importante que o medicamento fique disponível para os pacientes o mais rápido possível.”
Veja também
Últimas notícias
[Vídeo] Árvore de Natal de 34 metros começa a ser montada no Marco dos Corais em Maceió
Homem leva filho à festa infantil e nota algo inesperado entre os pais
[Vídeo] Cibele Moura defende PL que institui ensino de empreendedorismo nas escolas estaduais
Bastidores da polêmica entre Agatha Moreira e Pablo Morais vêm à tona
Mãe recebe fotos escolares dos filhos e se surpreende com resultado
Pela primeira vez, uniões consensuais superam casamento formal no país
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
