Primeiro remédio para prevenir enxaqueca crônica é aprovado
Medicamento será liberado a partir de licença e poderá ser administrado pelos próprios pacientes em casa

Autoridades de saúde da União Europeia (UE) aprovaram a liberação do Erenumab, o primeiro medicamento feito para prevenir enxaquecas crônicas.Os pacientes que têm pelo menos quatro crises de dores por mês vão poder receber o remédio a partir de setembro deste ano, desde que consigam licença de profissinais médicos.
O medicamento, também conhecido como Aimovig, foi produzido para bloquear o receptor peptídico relacionado com o gene da calcitonina, que especialistas acreditam estar envolvido na ativação da enxaqueca.
Mais de 600 mil pessoas em todo o Reino Unido possuem enxaquecas crônicas. Atualmente, não há cura para a cefaleia, embora uma série de tratamentos esteja disponível para ajudar a aliviar os sintomas.
A fabricante Novartis disse que a droga é o primeiro e único tratamento licenciado especificamente para prevenir a enxaqueca. O remédio pode ser auto-administrado em casa uma vez por mês com uma caneta auto-injetora.
O remédio foi analisado em testes que buscavam reduzir pela metade o número médio de dias que os pacientes sofriam de enxaqueca em um 30 dias. “Achamos que essa decisão é maravilhosa, pois esse novo tratamento tem o potencial de ajudar muitas pessoas com enxaquecas crônicas e episódicas”, disse Wendy Thomas, diretora executiva da Migraine Trust, organização de apoio aos pacientes com exaqueca no Reino Unido.
“A enxaqueca é incrivelmente dolorosa e tem sintomas que incluem vômitos e distúrbios visuais, por isso, tê-la com frequência pode literalmente arruinar vidas. É importante que o medicamento fique disponível para os pacientes o mais rápido possível.”
Veja também
Últimas notícias

Exames de Bolsonaro indicam resquícios de inflamações pulmonares

Mais de 78 quilos de entorpecentes e 16 armas de fogo são apreendidos em Alagoas

Carro cai em canteiro após ser atingido por carreta em Rio Largo

Datafolha: 35% culpam Lula pelo tarifaço, 22% Jair Bolsonaro e 17% Eduardo

Homem é assassinado a tiros dentro de oficina em Arapiraca

Curso de Direção de Fotografia oferece formação teórica e prática em Arapiraca e on-line
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
