Empresa não é responsável por assalto em ônibus, decide juiz
Autora do processo solicitou que a empresa de transporte coletivo São Francisco pagasse indenização por danos materiais
O 5º Juizado Especial Cível e Criminal de Maceió julgou extinto, nesta quinta-feira (16), a ação de indenização por danos materiais contra a empresa de transporte coletivo São Francisco. O processo se deu em razão de um assalto ocorrido dentro de um dos ônibus da empresa.
A decisão do juiz Nelson Tenório de Oliveira Neto considerou que não houve negligência por parte da empresa, tendo em vista que é responsabilidade do Estado a segurança de funcionários e usuários dos coletivos.
O magistrado citou precedentes do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal. De acordo com a sentença, não existe obrigação da empresa de pagar indenização por situações que ela não poderia prevenir, considerados casos de força maior ou fortuitos.
“Assim, tenho que a empresa não foi negligente, mas também vítima do crime. Haveria ato ilícito, ensejador de indenização por danos morais e materiais, caso tivesse a obrigação de evitar a ocorrência de tais crimes, fornecendo segurança, o que não é o caso, posto que a segurança pública é atribuição do Estado”, fundamentou o juiz Nelson Tenório.
O magistrado julgou extinta a ação em virtude de a empresa não ser parte legítima para ser processada pelo ocorrido.
Veja também
Últimas notícias
Festividades de 101 anos movimentam economia local e lotam hotéis de Arapiraca
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 7 milhões
Maceió retoma a vacinação contra a Influenza para todos os grupos prioritários
Cibele Moura pede apoio para aprovação de projeto em prol de mulheres grávidas em cursos
Hospital de Emergência do Agreste leva conscientização sobre prevenção do AVC
Soja, terras raras e tarifas: O que acordaram Trump e Xi em reunião
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
