Escolas socializam resultados de autoavaliação
 
                            A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está com um trabalho de autoavaliação nas escolas Luiz Pedro IV, Monsenhor Antonio Assunção e Selma Bandeira. A iniciativa é parte do Plano de Ação de Melhorias (PAM), que será aplicado nas unidade da Rede Municipal de Ensino.
Nesta quarta-feira (12), os resultados da autoavaliação foram apresentados no auditório da Semed, no bairro Cambona. A iniciativa também representa uma das etapas do chamado ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)’, documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.
A assessora técnica pedagógica do setor de Avaliação Escolar da Semed, Eudymar Floriano, explica que o trabalho representa uma avaliação institucional das escolas, nas áreas administrativa e pedagógica. “O grupo que autoavalia cada escola é formado por profissionais nelas lotados, pais e até mesmo a direção da unidade”, disse. Na avaliação, a Direção não pode assumir a coordenação do trabalho.
A autoavaliação acontece para levantar as dificuldades, pontos que precisam ser melhorados e repensados, levando em consideração os resultados do Índice Nacional de Educação Básica (Ideb), aplicação de questionários e grupo focal com estudantes.
O objetivo do trabalho é proporcionar mais envolvimento das comunidades, mais participação da saúde pública no ambiente escolar, melhoria no ambiente físico e mais aproximação das famílias dos alunos, entre outros pontos.
“Tornamo-nos mais visíveis e passamos a contar com mais assistência. Além disso, internamente, percebemos uma maior efetividade de ações nossas, porque passamos a registrar todas as nossas atividades”, resumiu a vice-diretora da Escola Luiz Pedro IV, Cláudia Coimbra.
A coordenadora local do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Paola Barbieri, explicou que a instituição participa do PAM, apoiando o item 4 das ODS, que defende uma educação pública de qualidade.
Já o consultor do Plano de Ação de Melhorias e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Paulo Marinho, ressaltou que um dos itens mais importantes do trabalho está na exigência de articulação entre todos os setores.
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