Escolas socializam resultados de autoavaliação
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está com um trabalho de autoavaliação nas escolas Luiz Pedro IV, Monsenhor Antonio Assunção e Selma Bandeira. A iniciativa é parte do Plano de Ação de Melhorias (PAM), que será aplicado nas unidade da Rede Municipal de Ensino.
Nesta quarta-feira (12), os resultados da autoavaliação foram apresentados no auditório da Semed, no bairro Cambona. A iniciativa também representa uma das etapas do chamado ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)’, documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.
A assessora técnica pedagógica do setor de Avaliação Escolar da Semed, Eudymar Floriano, explica que o trabalho representa uma avaliação institucional das escolas, nas áreas administrativa e pedagógica. “O grupo que autoavalia cada escola é formado por profissionais nelas lotados, pais e até mesmo a direção da unidade”, disse. Na avaliação, a Direção não pode assumir a coordenação do trabalho.
A autoavaliação acontece para levantar as dificuldades, pontos que precisam ser melhorados e repensados, levando em consideração os resultados do Índice Nacional de Educação Básica (Ideb), aplicação de questionários e grupo focal com estudantes.
O objetivo do trabalho é proporcionar mais envolvimento das comunidades, mais participação da saúde pública no ambiente escolar, melhoria no ambiente físico e mais aproximação das famílias dos alunos, entre outros pontos.
“Tornamo-nos mais visíveis e passamos a contar com mais assistência. Além disso, internamente, percebemos uma maior efetividade de ações nossas, porque passamos a registrar todas as nossas atividades”, resumiu a vice-diretora da Escola Luiz Pedro IV, Cláudia Coimbra.
A coordenadora local do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Paola Barbieri, explicou que a instituição participa do PAM, apoiando o item 4 das ODS, que defende uma educação pública de qualidade.
Já o consultor do Plano de Ação de Melhorias e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Paulo Marinho, ressaltou que um dos itens mais importantes do trabalho está na exigência de articulação entre todos os setores.
Veja também
Últimas notícias
Petrolífera dos EUA diz a Trump que investir na Venezuela é “inviável”
Incêndios florestais destroem 5.500 hectares na Patagônia argentina
EUA realiza ataques áereos em “larga escala” na Síria
Da aventura ao desespero: relembre casos de brasileiros em trilhas de alto risco
Secretários de segurança pedem criação do Ministério da Segurança Pública
Criança quase é atingida por moto aquática na Praia Barra Grande, em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
