Escolas socializam resultados de autoavaliação

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está com um trabalho de autoavaliação nas escolas Luiz Pedro IV, Monsenhor Antonio Assunção e Selma Bandeira. A iniciativa é parte do Plano de Ação de Melhorias (PAM), que será aplicado nas unidade da Rede Municipal de Ensino.
Nesta quarta-feira (12), os resultados da autoavaliação foram apresentados no auditório da Semed, no bairro Cambona. A iniciativa também representa uma das etapas do chamado ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)’, documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.
A assessora técnica pedagógica do setor de Avaliação Escolar da Semed, Eudymar Floriano, explica que o trabalho representa uma avaliação institucional das escolas, nas áreas administrativa e pedagógica. “O grupo que autoavalia cada escola é formado por profissionais nelas lotados, pais e até mesmo a direção da unidade”, disse. Na avaliação, a Direção não pode assumir a coordenação do trabalho.
A autoavaliação acontece para levantar as dificuldades, pontos que precisam ser melhorados e repensados, levando em consideração os resultados do Índice Nacional de Educação Básica (Ideb), aplicação de questionários e grupo focal com estudantes.
O objetivo do trabalho é proporcionar mais envolvimento das comunidades, mais participação da saúde pública no ambiente escolar, melhoria no ambiente físico e mais aproximação das famílias dos alunos, entre outros pontos.
“Tornamo-nos mais visíveis e passamos a contar com mais assistência. Além disso, internamente, percebemos uma maior efetividade de ações nossas, porque passamos a registrar todas as nossas atividades”, resumiu a vice-diretora da Escola Luiz Pedro IV, Cláudia Coimbra.
A coordenadora local do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Paola Barbieri, explicou que a instituição participa do PAM, apoiando o item 4 das ODS, que defende uma educação pública de qualidade.
Já o consultor do Plano de Ação de Melhorias e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Paulo Marinho, ressaltou que um dos itens mais importantes do trabalho está na exigência de articulação entre todos os setores.
Veja também
Últimas notícias

Grave acidente entre caminhão e carro deixa quatro pessoas feridas na rodovia AL-220

MP pede cassação de liminar de prisão domiciliar a empresário que fugiu após condenação

Moradores de Pilar enfrentam caos no abastecimento de água e cobram providências da BRK

Rafael Brito denuncia falta de acessibilidade no transporte escolar de Maceió

Arapiraca promove inclusão e cuidados para crianças autistas com órgão especializado

Prefeitura de Maceió realiza licitação para adquirir empresas para o transporte escolar
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
