Novo Centro de Solução de Conflitos deve reduzir processos de Família
Unidade começou a funcionar no Juizado de Violência Doméstica; para juiz, medida pode evitar que a agressão se repita

A Justiça alagoana deu início aos trabalhos do novo Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), instalado nas dependências do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Maceió, Praça Sinimbu, no Centro da Capital. As audiências de conciliação começaram a ser realizadas na manhã desta terça-feira (2).
A iniciativa permite que questões de família, como a guarda dos filhos e pensão alimentícia, sejam resolvidas consensualmente e de forma pré-processual. O magistrado auxiliar do Juizado da Mulher, José Miranda Santos Júnior, enfatizou a importância do novo Cejusc.
“Dessa forma, você resolve dois problemas: evita que o processo seja demandado às varas abarrotadas, bem como tem uma chance maior de evitar que a violência se repita, porque se você resolve o problema de fundo, diminui a chance da violência doméstica aconteça novamente”, disse José Miranda.
Para o juiz Cláudio José Gomes Lopes, vice-coordenador do Nupemec, uma sentença dá fim ao processo, mas nem sempre ao conflito. “Se as partes puderem olhar para a causa principal, não somente para o sintoma, e sim o que trouxe até o judiciário, será muito mais proveitoso para a resolução do conflito”, comentou Cláudio Lopes.
Participam das audiências de conciliação uma mediadora, dois defensores públicos e estudantes de Direito, por meio de uma parceria com a Universidade Tiradentes (Unit). Os trabalhos acontecem na sala onde também é aplicada a técnica de Justiça Restaurativa.
Veja também
Últimas notícias

Traficante é preso escondido com drogas em barraco improvisado no Pilar

Homem bêbado é preso por ameaçar esposa no bairro Jacintinho
![[Vídeo] Motorista embriagado tenta fugir de abordagem polícia, é perseguido e preso em Craíbas](https://img.7segundos.com.br/mBc7Ooka9ucY7mCBB52zNuX3IAA=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-07-03-as-082137.png)
[Vídeo] Motorista embriagado tenta fugir de abordagem polícia, é perseguido e preso em Craíbas

Suspeito de tentativa de estupro é espancado e preso no bairro Santa Amélia

Deputado Fabio Costa vota por endurecer progressão de pena para crimes hediondos

Cícero Cavalcante é reeleito presidente do MDB de Matriz de Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
