Novo Centro de Solução de Conflitos deve reduzir processos de Família
Unidade começou a funcionar no Juizado de Violência Doméstica; para juiz, medida pode evitar que a agressão se repita
A Justiça alagoana deu início aos trabalhos do novo Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), instalado nas dependências do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Maceió, Praça Sinimbu, no Centro da Capital. As audiências de conciliação começaram a ser realizadas na manhã desta terça-feira (2).
A iniciativa permite que questões de família, como a guarda dos filhos e pensão alimentícia, sejam resolvidas consensualmente e de forma pré-processual. O magistrado auxiliar do Juizado da Mulher, José Miranda Santos Júnior, enfatizou a importância do novo Cejusc.
“Dessa forma, você resolve dois problemas: evita que o processo seja demandado às varas abarrotadas, bem como tem uma chance maior de evitar que a violência se repita, porque se você resolve o problema de fundo, diminui a chance da violência doméstica aconteça novamente”, disse José Miranda.
Para o juiz Cláudio José Gomes Lopes, vice-coordenador do Nupemec, uma sentença dá fim ao processo, mas nem sempre ao conflito. “Se as partes puderem olhar para a causa principal, não somente para o sintoma, e sim o que trouxe até o judiciário, será muito mais proveitoso para a resolução do conflito”, comentou Cláudio Lopes.
Participam das audiências de conciliação uma mediadora, dois defensores públicos e estudantes de Direito, por meio de uma parceria com a Universidade Tiradentes (Unit). Os trabalhos acontecem na sala onde também é aplicada a técnica de Justiça Restaurativa.
Veja também
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
