Sesau desmente boato sobre falta de vacinas contra meningite
Outros estados brasileiros estão sofrendo com este problema
Notícias nacionais de quem a vacina contra a meningite estava em falta em algumas cidades do país, fez com que boatos começassem a surgir via aplicativo de mensagens, assustando alagoanos. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesau) desmentiu a fake news e informou que não há falta do medicamento em Alagoas.
A Sesau ainda salienta que a meta de vacinação anual recomendada pelo Ministério da Saúde é de 95% e até novembro deste ano, Alagoas já atingiu 90,60%. Já ados do Ministério da Saúde (MS) apontam que a população brasileira está deixando de ser vacinar. Dados atualizados em Outubro apontam uma caída, com 98,19% em 2015 para 70,43% este ano.
Até o momento foram registrados no país 802 casos de meningite meningocócica com 164 mortes.
A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Existem diversos tipos de meningite, e para cada um deles há causa e sintomas específicos.
A maioria dos casos de meningite é provocada por vírus ou bactérias, mas a doença também pode ser transmitida via fungos. Outros fatores também podem desencadear num quadro de meningite, como alergias a determinados medicamentos, alguns tipos de câncer e também inflamações.
A meningite viral pode ser causada por diversos tipos de vírus e é a forma mais comum e menos perigosa de meningite, pois muitas vezes nem exige tratamento. Os vírus causadores da meningite podem ser transmitidos via alimentos, água e objetos contaminados e são mais comuns entre o fim do verão e o começo do outono.
Meningite bacteriana é a mais grave de todas. Ela ocorre geralmente quando a bactéria entra na corrente sanguínea e migra até o cérebro. Pode acontecer, também, de a doença ser desencadeada após uma infecção no ouvido, fratura ou, mais raramente, após alguma cirurgia. Existe mais de uma bactéria capaz de transmitir a doença.
Veja também
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
