Sesau desmente boato sobre falta de vacinas contra meningite
Outros estados brasileiros estão sofrendo com este problema

Notícias nacionais de quem a vacina contra a meningite estava em falta em algumas cidades do país, fez com que boatos começassem a surgir via aplicativo de mensagens, assustando alagoanos. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesau) desmentiu a fake news e informou que não há falta do medicamento em Alagoas.
A Sesau ainda salienta que a meta de vacinação anual recomendada pelo Ministério da Saúde é de 95% e até novembro deste ano, Alagoas já atingiu 90,60%. Já ados do Ministério da Saúde (MS) apontam que a população brasileira está deixando de ser vacinar. Dados atualizados em Outubro apontam uma caída, com 98,19% em 2015 para 70,43% este ano.
Até o momento foram registrados no país 802 casos de meningite meningocócica com 164 mortes.
A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Existem diversos tipos de meningite, e para cada um deles há causa e sintomas específicos.
A maioria dos casos de meningite é provocada por vírus ou bactérias, mas a doença também pode ser transmitida via fungos. Outros fatores também podem desencadear num quadro de meningite, como alergias a determinados medicamentos, alguns tipos de câncer e também inflamações.
A meningite viral pode ser causada por diversos tipos de vírus e é a forma mais comum e menos perigosa de meningite, pois muitas vezes nem exige tratamento. Os vírus causadores da meningite podem ser transmitidos via alimentos, água e objetos contaminados e são mais comuns entre o fim do verão e o começo do outono.
Meningite bacteriana é a mais grave de todas. Ela ocorre geralmente quando a bactéria entra na corrente sanguínea e migra até o cérebro. Pode acontecer, também, de a doença ser desencadeada após uma infecção no ouvido, fratura ou, mais raramente, após alguma cirurgia. Existe mais de uma bactéria capaz de transmitir a doença.
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura de Palmeira dos Índios intensifica reparos em áreas afetadas pelo tráfego pesado
Marcos Beltrão segue como escolha da família para vaga na ALE, mas o cenário ainda pode mudar
Marcelo Palmeira joga culpa do atraso do Plano Diretor de Maceió nos gestores do Iplan

Pedestre fica ferido após atropelamento na orla da Ponta Verde, em Maceió

Caso Daniel Alves: advogada alagoana comemora absolvição do ex-jogador

Três pessoas ficam gravemente feridas em acidente com motos em Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
