Debate com escritoras alagoanas, culinária e shows encerram 9ª Flimar
Último dia da Festa Literária de Marechal Deodoro foi marcado por grande presença de público, Flimarzinha e mesas redondas
O último dia da 9ª edição da Festa Literária de Marechal Deodoro foi marcado por grande presença de público, muito bate-papo e até culinária. Quem esteve presente na Flimar teve a oportunidade de escolher em qual espaço tinha mais afinidade. As atividades da Flimar se encerraram neste sábado (15).
A primeira mesa redonda deste sábado que teve como tema “Mulheres negras construindo espaços como resistência” e foi marcada pela presença das escritoras Ana Rita Marcelo de Castro e Lígia Ferreira. A segunda mesa redonda contou com a participação das escritoras alagoanas Marta Eugênia, Karol Moraes e Marília Matsumoto. Esta última, deodorense.
As escritoras falaram de como suas vivências influenciaram nas escritas de seus livros. “A gente precisa viver e sentir se não a poesia não flui e isso vem das nossas militâncias e de nossos estudos. O que vivemos a gente leva como inspiração para escrever”, disse a escritora Karol Moraes.
A terceira mesa foi marcada pela presença das componentes dos grupos Leia Mulheres das cidades de Marechal Deodoro, Maceió e Arapiraca, com a presença das escritoras Elaine Rapôso, Raquel Firmino e Laura Araújo.
“O Leia Mulheres é parte de uma ação afirmativa, no sentido de dar visibilidade às mulheres escritoras do passado e do presente. Nosso grupo funciona como uma medida de reparação histórica, que se volta para a construção de espaços de visibilidade”, disse Elaine Râposo.
A última mesa redonda desta edição teve como tema “O protagonismo das mulheres negras alagoanas” e contou com a presença de Mãe Neide, Brunna Moraes e Regina Lopes.
As crianças e jovens também puderam aproveitar o último dia com as atividades da Flimarzinha e da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.
A 9ª Flimar foi encerrada com muita animação do público nos shows da cantora alagoana Fabi Canuto e da dupla Garota Sertaneja.
Sarau
O sarau deste sábado (15) teve a presença do escritor carioca Gustavo Lacombe, que escreve poemas sobre o amor livre de cobranças e abusos. Em meio a um mundo machista, seus textos ressaltam a importância da mulher e a valorização de relações respeitosas e saudáveis.
Além disso, a Associação Cultural de Travestis e Transexuais de Alagoas (ACTRANS) apresentou o Transhow, um espetáculo criado pelas próprias componentes, que possibilitam que cada uma apresente uma dança.
Veja também
Últimas notícias
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Homem assalta adolescente, é perseguido por moradores e escapa de linchamento em Arapiraca
Pai relata detalhes sobre morte do filho em Coruripe; companheira é a principal suspeita
Pesquisa aponta aprovação de 77% à gestão da prefeita Márcia Cavalcante em São Luís do Quitunde
Decoração natalina de São Luís do Quitunde é destaque na Região Norte e encanta Famílias
Flávio se isola na direita após receber bênção de Bolsonaro para 2026
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
