Debate com escritoras alagoanas, culinária e shows encerram 9ª Flimar
Último dia da Festa Literária de Marechal Deodoro foi marcado por grande presença de público, Flimarzinha e mesas redondas
O último dia da 9ª edição da Festa Literária de Marechal Deodoro foi marcado por grande presença de público, muito bate-papo e até culinária. Quem esteve presente na Flimar teve a oportunidade de escolher em qual espaço tinha mais afinidade. As atividades da Flimar se encerraram neste sábado (15).
A primeira mesa redonda deste sábado que teve como tema “Mulheres negras construindo espaços como resistência” e foi marcada pela presença das escritoras Ana Rita Marcelo de Castro e Lígia Ferreira. A segunda mesa redonda contou com a participação das escritoras alagoanas Marta Eugênia, Karol Moraes e Marília Matsumoto. Esta última, deodorense.
As escritoras falaram de como suas vivências influenciaram nas escritas de seus livros. “A gente precisa viver e sentir se não a poesia não flui e isso vem das nossas militâncias e de nossos estudos. O que vivemos a gente leva como inspiração para escrever”, disse a escritora Karol Moraes.
A terceira mesa foi marcada pela presença das componentes dos grupos Leia Mulheres das cidades de Marechal Deodoro, Maceió e Arapiraca, com a presença das escritoras Elaine Rapôso, Raquel Firmino e Laura Araújo.
“O Leia Mulheres é parte de uma ação afirmativa, no sentido de dar visibilidade às mulheres escritoras do passado e do presente. Nosso grupo funciona como uma medida de reparação histórica, que se volta para a construção de espaços de visibilidade”, disse Elaine Râposo.
A última mesa redonda desta edição teve como tema “O protagonismo das mulheres negras alagoanas” e contou com a presença de Mãe Neide, Brunna Moraes e Regina Lopes.
As crianças e jovens também puderam aproveitar o último dia com as atividades da Flimarzinha e da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.
A 9ª Flimar foi encerrada com muita animação do público nos shows da cantora alagoana Fabi Canuto e da dupla Garota Sertaneja.
Sarau
O sarau deste sábado (15) teve a presença do escritor carioca Gustavo Lacombe, que escreve poemas sobre o amor livre de cobranças e abusos. Em meio a um mundo machista, seus textos ressaltam a importância da mulher e a valorização de relações respeitosas e saudáveis.
Além disso, a Associação Cultural de Travestis e Transexuais de Alagoas (ACTRANS) apresentou o Transhow, um espetáculo criado pelas próprias componentes, que possibilitam que cada uma apresente uma dança.
Veja também
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
