Inadimplência reduz em 3%, em Maceió
Apesar da redução, pesquisa aponta para elevação do consumo na capital
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (PEIC) de Maceió aponta redução de 3,23% na inadimplência, entre os meses de novembro e outubro. O dado faz parte da pesquisa elaborada pelo Instituto Fecomércio, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e é considerado positivo, principalmente, quando associado à pesquisa mensal de Consumo das Famílias, divulgada pela Fecomércio na quarta-feira (12), que demonstra a elevação do consumo em novembro.
Na análise do assessor econômico da Fecomércio, Felippe Rocha, os números comprovam que a elevação do consumo por meio do endividamento foi saudável. “Por conta do final do ano, a contratação e injeção de renda para temporários e o 13º salário para os trabalhadores têm ajudado os consumidores a reduzirem suas dívidas, ampliando o consumo”, avaliou.
Entre novembro e outubro deste ano, o endividamento absoluto da população da capital variou positivamente 3,9%. Quando analisada a variação dos últimos 12 meses, indica aumento de 5,35%. No caso das pessoas que possuem contas em atraso apontaram redução mensal de 8,53% e de 17,47% na análise dos últimos 12 meses.
Nos últimos 12 meses, a inadimplência hoje é 22,56% maior que o mesmo mês do ano passado, demonstrando que a taxa de desemprego persiste acima dos 17%, ao longo deste ano, criou dificuldades para os trabalhadores da capital. “O final de ano se apresenta como um bom momento para renegociar dívidas e encontrar um bom trabalho, mesmo que temporário”, destacou o economista.
Conforme a pesquisa do Instituto Fecomércio, o uso do cartão de crédito continua a ser o grande responsável pelas dívidas contraídas pelos consumidores, 88,8%, sendo utilizado 2,2% a mais do que em outubro. Em segundo, o uso dos carnês de loja foram 8,2% da motivação, apresentando redução de 0,5% entre os meses. Em terceiro, o financiamento de imóveis apresentou 4,7% dos motivos do endividamento, variação negativa de 0,2%.
Em seu domicílio, reduziu também o número de membros da família endividados e com contas em atraso. Hoje, 40,2% dos entrevistados possuem outro membro da família nessa situação, uma redução de 5% em relação ao mês anterior.
Para aqueles inadimplentes, a capacidade de pagamento das dívidas atrasadas apresentou forte redução quando comparado ao mês de outubro. Para o mês das crianças 7,5% dos inadimplentes haviam respondido ter condições de sair completamente da inadimplência. Em novembro, esse número caiu. Apenas 1,1% respondeu ter condições de pagar completamente suas dívidas.
O tempo de pagamento das contas em atraso reflete a incapacidade de alguns consumidores de saírem da situação de inadimplência. O tempo médio em que estão demorando para quitar suas dívidas aumentou para 82,5 dias, ou seja, 4,8 dias a mais.
Já o tempo que os consumidores mantêm as dívidas é de 6,7 meses. O dado aponta que após o natal, grande parte dos consumidores vão ficar até junho/julho de 2019 pagando pelo que consumiu ou adquiriu nesse momento. “Como o mês de novembro possui um apelo muito forte ao consumo, houve também incremento na parcela da renda comprometida com dívidas, em 0,6%, passando a ser de 25,4%”, explicou Felippe.
Veja também
Últimas notícias
'O sistema da velha política não aceita mudança', afirma Davi Davino Filho
Festival Ilha Drinks desembarca na Costa dos Corais com cursos gratuitos
Arthur Lira cumpre agenda na Grande Maceió e recebe apoio de Lelo Maia
Polícia Federal deve intimar Lulinha após concluir análise de mensagens com lobista
Mulher é presa por tentar matar marido a tesouradas em Maceió
Deputado Fabio Costa recebe apoio de Derrite e reforça protagonismo na segurança pública
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
Com mais de R$2,6 milhões destinados por Gabi Gonçalves, Rio Largo autoriza construção do Mundo TEA
