Segurança

"Até a prefeitura tinha gabinete militar", diz governador em coletiva

Chefe do Executivo fez balanço do primeiro ano de gestão na área de Segurança Pública

Por Marcos Filipe Sousa 21/12/2018 15h03
'Até a prefeitura tinha gabinete militar', diz governador em coletiva
Governador resumiu os trabalhos da primeiro ano de gestão - Foto: Reprodução/Facebook

Depois da notícia que Alagoas reduziu em 26,7% o indice se assassinatos em relação ao ano passado, o governador Renan Filho (MDB), concedeu uma entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (21) e aproveitou para resumir as ações realizadas em seu primeiro mandato. 

Em 2011 foram registrados 2417 mortes, passados seis anos o número caiu para 1922, chegando até novembro de 2018 com a taxa de 1402 assassinatos. O chefe do Executivo estadual atribuiu os avanços as mudanças realizadas na área de segurança e fusão de políticas públicas.

"No primeiro dia do meu mandato eu extingui os gabinetes militares. A sede do Governo tinnha 350 militares tomando conta dele, nos outros Poderes também. Até a Prefeitura tinha gabinete militar. E colocamos esses agentes nas ruas", disse. Ele também destacou os concurso públicos realizados e a convocação dos aprovados, assim como a entrega do novo IML e o prédio da Perícia Oficial, e a criação dos CIPS e da Força Tática.

"O nosso desafio é ficar abaixo a média nacional, mesmo sendo um estado do Nordeste, principalmente devido a chegada das facções criminosas e aumento do tráfico de drogas", expôs ao lado do secretário de segurança pública, Lima Júnior.

Ele aproveitou e completou dizendo que Alagoas foi o estado que mais reduziu mortalidade infantil e que cresceu na área da Edycação. "Essas três coisas juntas e aliadas a outras nos dará condição de fazer nossa Alagoas um estados melhor. São sobreposições de políticas públicas".