Governador se antecipa e discute no Agreste incertezas da era Bolsonaro
Renan Filho se reuniu com políticos e empresários para fortalecer política interna em diversos setores

Durante reunião com empresários e políticos na entrega de registro estadual de estabelecimento de empresas do ramo frigorífico, em Campo Alegre, realizada na manhã desta sexta-feira (21), o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), discutiu rumos para a política interna e o fortalecimento dos setores produtivos do Estado. Renan transmitiu a reunião em seu perfil no Instagram.
Entre os assuntos tratados, as declarações dos integrantes do governo de Jair Bolsonaro (PSL) e do próprio presidente eleito. O governador de Alagoas disse que é preciso aguardar o início deste novo governo para saber como ficarão as contribuições federais direcionadas ao Estado. Ele disse ainda que tem planejado saídas para o possível não repasse de verbas federais e citou um dos programas que beneficia diversos alagoanos, o Programa do Leite, como um dos que corre risco de ter verba cortada.
Renan Filho usou como comparação e criticou o momento político dos Estados Unidos, onde o atual presidente, Donald Trump, insiste na ideia de construir um muro para impedir a entrada de migrantes no país. Ele fez referências também aos venezuelanos, que querem vir ao Brasil e criticou as declarações dos indicados para assumir junto com Bolsonaro, o novo governo. “Não pode receber venezuelanos? Mas nós nordestinos já fizemos isso também. Já fomos venezuelanos. Não podemos construir ‘muros’ em um país como o Brasil", disse o governador, que relacionou o assunto à necessidade dos nordestinos de trabalharem em estados do sudeste.
“Antes o nordestino tinha que ir a São Paulo para crescer, por exemplo. Mas hoje o nosso estado tem suprido as necessidades do trabalhador. Essa ideia de migração local foi deixada de lado, mas não esquecida e pode voltar com a criação desses ‘muros'’’, explicou Renan Filho. O gestor sugeriu que órgãos como o Ministério Público Estadual (MPE/AL), a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e o próprio Governo do Estado se unam para pensar e executar uma modernização na agricultura alagoana, para que pequenos produtores possam produzir e não pense em sair do seu estado de origem.
Violência
Horas antes de falar à imprensa em coletiva agendada para tratar da redução dos números de mortes violentas em Alagoas, o gestor revelou a satisfação de receber dados como os divulgados pelo Fórum de Segurança Pública. Renan Filho citou, inclusive, o crime do vereador por Maceió, Silvânio Barbosa, morto de forma brutal em setembro deste ano. O chefe do Executivo usou o assassinato do vereador como referência no combate à criminalidade, tratando da rápida resposta dada pela Segurança Pública à elucidação do caso.
Veja também
Últimas notícias

Lei garante que Maceió participe da mobilização nacional do Agosto Dourado em defesa da amamentação

PF cumpre mandado contra Silas Malafaia no Galeão por suspeita de obstrução de Justiça ligada à tentativa de golpe

Bolsonaro e Eduardo são indiciados por obstrução à Justiça, diz PF

Unidade Especializada em Pré-Natal de Alto Risco realiza atividades do Agosto Dourado com gestantes

Advogado chama a atenção ao aparecer sem camisa em audiência da justiça em AL

Vereadores reconhecem legado de Silvânio Barbosa e aprovam utilidade pública de Instituto
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
